• Bicentenário da Independência: Coração de Dom Pedro I será enviado para o Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2022 11:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou nessa quarta-feira (23), em coletiva de imprensa, que deu autorização para o traslado temporário do coração de Dom Pedro I para o Brasil. A autorização se dá devido as comemorações do Bicentenário da Independência e acontece após parecer favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto.

    “É com enorme honra que anuncio que autorizo que o coração de D. Pedro IV, de Portugal, e I Imperador do Brasil, seja trasladado para o Brasil, em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Sendo que esta autorização, e por minha decisão, será ainda assim validada pelo Executivo Municipal”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

    O coração está preservado em formol em um recipiente de vidro dentro da Irmandade da Lapa.

    A autorização aconteceu após peritos do Instituto de Medicina do Porto realizarem análise depois de surgirem preocupações quanto à vulnerabilidade do traslado (relíquia com 187 anos). Rui Moreira revelou que o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira foram contatados sobre o tema.

    “O relatório de perícia ainda não está totalmente concluído, mas já nos foi assegurado que o coração poderá ser trasladado temporariamente para o Brasil, mediante a exigência de um transporte em ambiente pressurizado”, acrescentou Moreira, que compareceu com a caixa onde está a chave que abre o cofre onde está o coração de Dom Pedro.

    “Serei eu mesmo a garantir e a acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade, bem como irei assegurar que o vaso onde se encontra o coração do imperador do Brasil seja devidamente selado, bem como com um conjunto de garantias legais que terão de ser apresentadas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pois será exigido um compromisso de estado entre os dois países irmãos”, destacou Rui Moreira, frisando que a data deverá ainda ser acertada com o governo brasileiro.

    O Estado Brasileiro já deu todas as garantias para o transporte, que ficará a cargo da Força Aérea Brasileira. As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil vão ocorrer durante o mês de setembro e contarão também com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 8 de setembro.

    A cidade do Porto também participará das celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, organizando uma exposição sobre a enorme presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”. Um concerto, em setembro, no renovado órgão da Igreja da Lapa e um conjunto de publicações, conferências e visitas farão parte da programação.

    Últimas