Bernardo Sabrá pede exoneração e deixa o Procon Petrópolis
O coordenador do Procon, Bernardo sabrá, anunciou nesta segunda-feira (9) que está deixando o cargo.
Em carta enviada à imprensa, ele informou que pediu exoneração da função e citou “divergências de posicionamento” ao justificar a decisão. No texto, ele deixa claro o descontentamento com o governo.
“Padeci na teimosia de ser quem sou para chegar onde cheguei. Sem recurso próprio, sem equipe, sem auxílio e com toda a lentidão que o sistema público me impôs, trabalhei reinventando uma máquina”, afirmou.
Leia a carta na íntegra:
De todas as vezes que escrevi para vocês hoje, provavelmente, é a mais difícil delas. Escrevo para me despedir, para dar um até logo e, principalmente, para agradecer. Entreguei hoje o meu pedido de exoneração ao governo Bernardo Rossi do cargo de coordenador do Procon Petrópolis, função cujo trabalho vocês têm acompanhado pela imprensa e pelas minhas redes sociais.
Saio hoje com a sensação de dever cumprido, mas com a mesma certeza que ainda há muito que fazer: pelo Procon, pelo consumidor e, principalmente, por Petrópolis. Com um posicionamento firme e contrariando todas as divergências, saímos da estaca zero, de um órgão sem qualquer apoio e criamos uma potência. O Procon Petrópolis é, hoje, um dos órgãos de defesa do consumidor mais atuantes e referenciados do país.
E isso não é por acaso: desde a minha entrada em fevereiro de 2017 tenho trabalhado com muita dedicação, dando o meu melhor de domingo a domingo. Para mim, a função frente a este órgão mostrou que com dedicação e esforço, é possível, sim, fazer a diferença. Mérito se constrói com trabalho duro e referência só é criada quando existe exemplo. Foi assim que busquei liderar uma equipe de uma pessoa quando cheguei e é assim que deixo um Procon saudável e referenciado na nossa cidade, com uma equipe maior, séria e comprometida. Mesma equipe que, junta, conquistou o que há de mais moderno quando o assunto é Defesa do Consumidor para a nossa cidade.
Ainda neste mês, espero, Petrópolis tem algumas notícias boas para receber do Procon graças ao trabalho que desenvolvemos até aqui: o aplicativo do Procon Petrópolis está em fase final de testes; o convênio com a Estácio deverá ser assinado; o Selo de Excelência do Procon entregue; e, principalmente, o Convênio com Agência Nacional do Petróleo (ANP) também deve, enfim, sair do papel, após cinco meses aguardando a assinatura por parte do poder executivo.
Padeci na teimosia de ser quem sou para chegar onde cheguei. Sem recurso próprio, sem equipe, sem auxílio e com toda a lentidão que o sistema público me impôs, trabalhei reinventando uma máquina. Quem imaginaria lá nos idos de 2017, quando chegamos em um espaço que, literalmente, chovia dentro, teríamos um carro para fiscalização, uma unidade móvel, um novo polo de atendimento, computadores, convênios assinados, atendimento informatizado, ações sociais desenvolvidas, enfim, tantas coisas para tornar o atendimento efetivo à população. Foi a insistência e, digo com orgulho, o amor ao trabalho que me trouxeram esse resultado.
Mas, os bastidores deste trabalho nem sempre foram simples. Na maioria das vezes não foi, na verdade. Houve divergências de posicionamento principalmente quando via o interesse do petropolitano sendo colocado de lado em detrimento de outros interesses. Este foi o fator decisivo para eu deixar o governo, aliado a uma nova proposta, um novo projeto, onde eu possa ver a cidade crescer e se desenvolver, como cada uma das 305 mil pessoas que aqui vivem merece. Nossa cidade tem muito mais potencial, mas para isso é preciso querer fazer e, principalmente, trabalhar para realizar.
Muito obrigado,
Bernardo Barreto Gonçalves Caminada Sabrá
Leia também: Treze pré-candidatos ao cargo de prefeito se preparam para as eleições em Petrópolis