• Bernardo Rossi é o novo prefeito de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/10/2016 18:30

    O candidato do PMDB Bernardo Rossi chegou ao cargo de executivo municipal de Petrópolis. Com 79.296 votos, o petropolitano derrotou o concorrente Rubens Bomtempo (PSB), que teve 71.320. Esta é a segunda vez que Bernardo disputa as eleições municipais. Em 2012, o candidato foi derrotado por Bomtempo. Já em 2014, disputou as eleições estaduais e foi eleito como deputado. Em seguida, ele foi nomeado como Secretário de Estado de Habitação.

    Aos 36 anos, Bernardo Rossi, é formado em Direito e está há mais de uma década na política. Deputado mais votado na história da cidade com 56.806 votos em 2014, acumula ainda a experiência de administrador público e legislador tendo sido eleito duas vezes vereador e duas vezes deputado estadual. Na Alerj, Bernardo ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do parlamento, e atuou como vice-corregedor da Casa.

    O candidato ficou à frente da Secretaria de Estado de Habitação por um ano e inseriu Petrópolis em alguns dos programas do setor desenvolvidos pelo Estado: construção de casas, indenizações, aluguel social, prevenção em habitação e regularização fundiária. Hoje, mais de 70 mil petropolitanos são beneficiados em programas aplicados pelo Estado em Petrópolis apenas na área habitacional.

    Em dois mandatos como deputado, apresentou mais de 250 projetos e indicações que beneficiaram Petrópolis e a Região Serrana. Atuou ainda para a renovação da Lei da Moda, que garante ICMS reduzido para a indústria da confecção até 2018 e a adoção de tributação diferenciada para a produção de cerveja artesanal, assim como a produção de móveis que também recebeu benefício fiscal para se consolidar e expandir. Juntos, os setores empregam 43 mil pessoas em Petrópolis.

    Com estes incentivos já em vigor, Bernardo, em seu segundo mandato, apresentou outros importantes projetos para recuperar a economia da cidade como a utilização das fábricas abandonadas, o ICMS Turístico e programa de estímulo aos condomínios tecnológicos.

    Na Educação, conquistou o campus da UERJ que iniciou este ano o seu primeiro curso, de Arquitetura, e 500 bolsas de ensino superior na UCP, além do Centro Vocacional Tecnológico. Na área da saúde, aprovou leis pioneiras no estado focadas na saúde da mulher: a vacina contra o câncer do colo do útero foi uma iniciativa do candidato na Alerj e acabou se tornando um programa em todo o país pelo SUS. E o Estado do Rio, por força de lei de Bernardo, ganhou autonomia para oferecer o exame de mamografia ampliando a faixa etária – a partir de 39 anos – para as mulheres que passaram a ter resguardado o direito de fazer o exame de graça na rede pública.


    Últimas