Beneficiários do Supera RJ relatam atraso no pagamento do mês de março
Beneficiários do Supera RJ, benefício concedido pelo Estado para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, têm sofrido com falhas e atraso no pagamento. De acordo com Ana Paula da Silva, a recarga de março não caiu na conta até esta terça-feira (25).
O benefício pode chegar ao valor de R$ 380 pagos mensalmente através de um cartão de débito. No entanto, quem recebe o benefício ressalta a desorganização no pagamento. “Eles não têm uma data específica, não têm um calendário e mesmo se tivessem, eles não cumprem com as datas. Virou uma bagunça”, comenta Ana Paula.
O valor auxilia as famílias em situação de vulnerabilidade a complementar a renda e levar para casa, alimentos e itens essenciais para o dia a dia. No entanto, com os atrasos, as famílias têm sido prejudicadas.
Outro problema relatado por Ana Paula, é a falta de suporte das equipes que, segundo a beneficiária, não possuem informações claras e concisas. “Quando você entra em contato, pedem para falar com o 0800, você liga e cada um fala uma data, cada um fala uma história”, desabafa.
Ana Paula diz que, na semana passada, foi feito o pagamento de algumas pessoas, mas que a maioria não recebeu o benefício. “A maioria continua nessa situação”, diz. Em um grupo do Facebook, beneficiários do Supera RJ relatam os problemas com o programa. Em um dos posts, uma mulher questiona: “É cada dia uma nova data para recarregar esse cartão. Está complicado. Quando será a nova data?”.
Em uma outra publicação, uma mulher relata problemas com atualização do aplicativo, que não aparece quando será feita a próxima recarga. De acordo com os beneficiários, o aplicativo não mostra a recarga, mas ao passar o cartão nos estabelecimentos, há saldo.
O que diz o Estado
Procurado, o Estado informou que os benefícios do SuperaRJ de Petrópolis, que apresentaram atraso no pagamento em função de uma falha no sistema do Dataprev, começaram a ser pagos na quinta-feira, dia 20. A previsão é que até esta terça-feira (25), fim do expediente bancário, todos estejam concluídos.