• Beleza e confiança para combater o câncer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2017 08:45

    Falar do câncer ainda é um tabu para muita gente. A falta de informação ainda estereotipa de forma negativa muitos pacientes oncológicos. Só quem passa ou já passou pela doença sabe como é difícil enfrentar a falta de informação e principalmente o olhar crítico das pessoas. E não só de outras pessoas, mas o olhar do paciente sobre si mesmo. Algumas mulheres quando descobrem um câncer de mama, por exemplo, já veem no diagnóstico a sentença de morte, e esquecem de si mesmas. Deixam de lado a pessoa que continua existindo além do câncer. 

    Mas não precisa ser assim. Dayane Sant’Anna Benevides, a Day, como é carinhosamente chamada, decidiu não enfrentar o câncer como um tabu. E dentro de si encontrou uma força que nem ela mesma sabia que tinha. Em janeiro de 2016, com apenas 32 anos, foi diagnosticada com um câncer de mama. Em vez de se fechar, ela decidiu partilhar com outras pessoas o seu dia a dia, as dificuldades e alegrias durante o tratamento da doença. E foi assim que nasceu o Blog Viver eu quero. Uma maneira de mostrar para outras pessoas que elas não estavam sozinhas, que todas as dúvidas e dificuldades que enfrentam, outras pessoas enfrentam também. 

    Com o blog, além de criar um canal de compartilhamento de histórias, Day viu a oportunidade de ajudar outros pacientes. Através de especialistas, tira dúvidas e dá dicas de como cuidar de si mesmo, e principalmente encarar a doença como ela deve ser encarada: de uma maneira mais leve. 

    “Quando criei o blog percebi que as pessoas ansiavam por informação, assim como eu ansiava e não tinha a oportunidade de esclarecer, por vários motivos: as vezes nas consultas não dava tempo, ou até porque na consulta a preocupação era outra. As dúvidas sobre como tratar a fisionomia, e lidar com a mudança física durante e após o tratamento eram as mais recorrentes. Os pacientes oncológicos precisam de cuidados estéticos especiais, principalmente as mulheres, que são as mais vaidosas, não sabem desses cuidados”, disse, Day. 

    Além da página, o Blog Viver eu quero desde o início criou projetos fora da internet, como a Campanha “Lenço da Alegria”, que conseguiu arrecadar quase 2 mil lenços, que foram doados a mulheres com câncer de todo o Brasil. No mês passado foi realizado o primeiro Circuito da Beleza, que levou as pacientes oncológicas diversas atividades com o intuito de elevar a autoestima e tirar dúvidas sobre os cuidados estéticos do dia-a-dia.

    Day conta que um dos incentivos para começar os eventos físicos foi a necessidade de se aproximar das pessoas. “Nestes encontros vi muitas pessoas sedentas para encontrar pessoas com quem pudessem se identificar e compartilhar suas histórias. Colocar o sentimento para fora mesmo! Os encontros possibilitam fazer pessoalmente o que o blog faz pela internet, elas encontram cúmplices, confidentes, e são solidárias umas com as outras”, contou.

    Nos eventos, a blogueira conta com a ajuda de alguns parceiros, que assim como ela, se preocupam com o bem-estar das pacientes. “Comecei a ter um olhar mais aprofundado depois que convivi de perto com a minha tia, que teve um câncer, e percebi o olhar negativo que a sociedade muitas vezes coloca sobre a pessoa. Depois disso comecei a realizar alguns trabalhos com instituições, dando cursos de auto maquiagem, para tentar desmistificar um pouco essa visão que as pessoas têm sobre os pacientes com câncer”, contou, a maquiadora Rebecca Simas, parceira do Blog. 

    A médica dermatologista Roberta Peres participa dos eventos esclarecendo dúvidas e acompanhando as pacientes. “Muitos pacientes deixam de se cuidar durante o tratamento porque veem apenas o câncer, e esquecem das pessoas que são. É preciso fazer um acompanhamento especial. Cada pessoa recebe o tratamento de um jeito, tanto físico, como psicológico. E o que vemos são pacientes que acabam o tratamento e ainda tem dúvidas do que pode ou não pode fazer”, esclareceu, a médica.

    Todas estas parcerias e experiências serviram de impulso para que novos encontros fossem criados e outras pessoas pudessem participar. O diagnóstico de câncer pode parecer difícil de aceitar em um primeiro momento, mas é muito importante encarara a doença co um olhar otimista.

     

    Encontros que transformam vidas

    E são estes encontros que fortalecem e ajudam muitas mulheres a encarar os desafios diários na luta contra o câncer. Luciane e Ana Paula são duas mulheres que assim como a Day, passaram ou passam por um câncer, mas que conseguiram dentro de si enxergar a mulher que existe além da doença. 

    Luciane Vitorito, de 40 anos, foi diagnosticada em setembro do ano passado, com câncer no colo do intestino. “Quando recebi o diagnóstico meu primeiro sentimento foi o medo. Logo pensei: ”quantos dias tenho de vida? Será que vou morrer?” Durante o tratamento precisei fazer a colostomia, que me deixou muito preocupada. Eu sempre fui muito vaidosa e só me preocupava em esconder, não queria que ninguém soubesse que eu estava com câncer”, disse, Luciane.

    No começo do tratamento a família de Luciane não sabia da doença. Ela não perdeu o cabelo com a quimioterapia, e sempre tentou não transparecer os sintomas do tratamento. Mas ela conta, que a preocupação com a colostomia foi tão grande, que por causa do estresse da situação o seu cabelo começou a cair. Isso a deixou com a autoestima abalada. 

    Durante as vindas ao Centro de Terapia Oncológica (CTO), conheceu a Day em uma das oficinas de lenço no dia da beleza. E foi convidada para participar do I Circuito da beleza, realizado pelo Blog. “Eu tive muito medo de ficar careca, e quando cheguei no evento e vi o projeto de lenços, fiquei encantada. Todas as mulheres com brincões, lenços coloridos, se cuidando, se maquiando, e eu percebi que se eu perdesse os cabelos, seria daquela forma que eu gostaria de encarar”, contou.

    Hoje, após o fim do tratamento, Luciane está no período de acompanhamento clínico. Com o apoio e o amor do marido e das filhas, o câncer está sendo uma página virada. Para celebrar a vida, Luciane foi neste ano ao Rock In Rio, e chegou até a descer na Tirolesa, uma das atrações do festival. “Fui na tirolesa com a camisa do blog, foi uma forma de fazer uma pequena homenagem e demonstrar meu carinho pelas experiências que tive através dele”, disse, animada. 

    Ana Paula Barreto, de 42 anos, estava no período de amamentação da sua filha Júlia, que hoje tem 1 ano e 8 meses, quando foi diagnosticada com câncer de mama. Ela conta que sempre se preocupou em fazer os exames preventivos, já que em 2009 perdeu a mãe, vítima de um câncer de mama. 

    “Eu senti muito medo no começo, principalmente porque pensava na minha mãe. Em tudo que ela passou. Tive muitas dúvidas, e o blog me ajudou muito neste início. Os vídeos que a Day postava eram sempre esclarecendo alguma coisa sobre o tratamento, os tipos de câncer. Isso me ajudou muito. E eu me vi tendo que reagir, não podia ficar parada. Me vesti de coragem e prossegui com a vida”, disse, determinada.

    Ana Paula conta que no dia do Circuito da beleza ela estava se sentindo mal por causa da quimioterapia, mas, mesmo assim, decidiu ir até o evento. “Eu estava muito indisposta no dia, mas fui assim mesmo. No encontro tivemos várias dicas de beleza, a maquiadora ensinou uns truques de auto maquiagem, foi muito legal. Eu pude ter contato com a história de outras pessoas que estão em fases iguais a minha, ou que já passaram por ela”, contou.

    No início a maior preocupação da Ana Paula, era sobre seus filhos, em como cuidaria da filha tão pequena durante o tratamento. Mas com o apoio do marido, do filho e dos colegas de trabalho, o tratamento tem ficado mais leve. Ela ainda não retornou ao trabalho, mas em casa cuida de tudo, até do esposo que tirou licença no trabalho para ficar com ela. Agora na reta final do tratamento, ela aguarda a cirurgia.

    “Todo o apoio que recebo da minha família e dos meus amigos, me deixou mais serena. Não deixei de sair, faço tudo o que posso, não é fácil, e vamos seguindo dentro do possível”, disse.


    Outubro Rosa

    Hoje começa a Campanha de prevenção contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas diversas atividades com o intuito de conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama. Para celebrar a data, o Blog Viver Eu Quero vai realizar em parceria com diversas empresas e profissionais locais, o Viver BEM Eu Quero. Um evento voltado para toda a família, com o intuito de levar informação e conscientização sobre o câncer de mama de uma forma mais leve. 

    Será realizado no próximo sábado, dia 07 de outubro, de 9h às 12h, no Tamboatá, que fica na Estrada União e Indústria, número 12.360. De acordo com a Day, a ação tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do auto exame e contribuir para uma realidade mais positiva no que diz respeito ao rastreio, diagnóstico e tratamento da doença. 

     Durante toda a manhã serão oferecidas diversas atividades: procedimentos dermatológicos com a médica dermatologista Roberta Peres, serviços de estética, design de sobrancelhas, esmalteria, atividades infantis, cama elástica e até maquiagem com a maquiadora Rebecca Simas. Segundo Day, a programação é diversificada para que pessoas de todas as idades possam participar. Haverá desde um quiz com perguntas que ajudam a esclarecer mitos em relação ao rastreamento e tratamento até um aulão de zumba, com direito a aquecimento inspirado no autoexame das mamas.

    “Neste evento queremos tratar de assuntos sérios de uma forma mais descontraída. Falar do câncer de uma forma que interesse as pessoas, e que fique mais claro para entender. É um evento voltado para toda a família”, disse a blogueira.

    Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente, de acordo com a possibilidade dos profissionais e a duração do evento. O encerramento contará com a participação do cantor Gabriel Silva, que ficou conhecido por sua participação no programa ‘The Voice’.

    Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.vivereuquero.com/outubrorosa até 6/10 e comparecer ao local na data e horário marcados, com 1 kg de alimento não perecível ou um lenço (tipo echarpe). As vagas são limitadas, e os 50 primeiros inscritos que chegarem ao local ganharão uma surpresa dos organizadores. Todas as doações serão encaminhadas para a Associação petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e para o Blog Viver Eu Quero, que mantém uma campanha permanente de doação de lenços para mulheres que sofrem com os efeitos colaterais do tratamento, perdendo os cabelos, cílios e sobrancelhas. 





    Últimas