• Beirando 12 mil casos, Petrópolis tem previsão de explosão de covid após o Ano Novo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/12/2020 02:00

    Beirando 12 mil casos, Petrópolis tem previsão de explosão de covid após o Ano Novo

    As previsões de especialistas – baseadas não apenas na análise de números, mas também do comportamento da população – são sombrias. Reuniões familiares com muitas pessoas neste Natal deram o tom em todos os lugares.  Todo mundo tem um vizinho que aglomerou parentes. O que não faltam também são registros em redes sociais. Esses momentos felizes vão trazer consequências e, com um agravante: vai se repetir agora, no Ano Novo.

    Fiscalização

    Falando nisso, muitas reclamações sobre as UPAs neste período de Nata, em especial a UPA Centro, com superlotação, médico insuficientes, tendas que não davam conta da chuva e muitas espera.  Única “autoridade” a parecer na UPA Centro foi o vereador eleito, Domingos Galante. Vereadores que compõem a comissão de saúde da Câmara não falaram nada, não.

    Os números reais

    A Defensoria Pública apurou que haveria, no domingo, dois médicos na UPA Centro, um médico na UPA Itaipava e dois médicos na UPA Cascatinha, mas nenhum nas tendas exclusivas para pacientes com sintomas da covid-19. A prefeitura nega e afirma que os quadros estavam completos.  Neste caso, quem seria, digamos, o voto de minerva, o juiz da partida, alguém com autoridade para ir lá, contar e dizer quem tá certo?

    Segue o baile

    E uma médica que estaria no plantão de uma unidade de saúde pública teria dito a colegas que iria faltar. Sem motivo, apenas faltar porque não estava a fim de trabalhar no Natal.

     

    O Campeonato Municipal de Futebol Master encerrou a semana passada com o Petropolitano como campeão. E a Liga Petropolitana de Desportos escolheu uma forma muito bacana de celebrar: enviou fotos de jogadores da competição que tiveram experiência em times profissionais. E destacamos aqui Josafá com a camisa do Flamengo, onde jogou em 2005. 

    Nova derrota

    Rubens Bomtempo sofreu mais uma derrota na justiça. Peticionou para que se suspendesse a movimentação do processo de suas contas – reprovadas pelo TCE – na Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores. A justiça negou o pedido e agora as contas podem ir a plenário logo no início da nova legislatura.

    100 dias

    Todo prefeito foca bem em uma prestação de contas dos 100 dias de governo. E não deve ser diferente com o prefeito interino – quem governará será o novo presidente da Câmara, como todos já sabem. Se for Hingo Hammes ele já teria escolhido o foco na prestação de contas: cortes de gastos e enxugamento da máquina.  A conferir no dia 10 de abril.

    Perdas

    Segundo ca?lculos da Confederac?a?o Nacional dos Munici?pios, as prefeituras podem terminar o ano com perdas de cerca de R$ 70 bilho?es, ja? levando em conta a queda na arrecadac?a?o pro?pria e nas transfere?ncias recebidas. Petrópolis seria um oásis neste deserto considerando a última apresentação do governo na Câmara de Vereadores com a Fazenda apontando crescimento de arrecadação e transferências em quase todos os quesitos.

    Mais arrecadação

    Mas, se não for bem assim – o governo interino deve tomar pé apenas na primeira semana de janeiro – especialistas dizem que a medida – impopular, mas eficiente – é a revisa?o da planta gene?rica do IPTU.

    Vacina

    Diante dos números encolhidos de vacinação, o Ministério da Saúde vai entrevistar 23 mil pais e mães. A pesquisa pretende identificar e entender as principais dificuldades para o cumprimento do calendário de vacinação.  O estudo está sendo realizado em 19 estados e no distrito federal até esta quarta-feira.  Esse ano a gente já sabe que pode ter sido por causa da pandemia, mas o movimento antivacina começou há mais tempo.  A pesquisa deve nortear uma campanha publicitária, o que já vem tarde, inclusive.

    Agora,vai!

    Agora vai ter lockdown espontâneo: uma pesquisa que investiga sequelas a longo prazo da covid-19, publicada na plataforma científica MedRxiv, concluiu que o vírus pode diminuir o tamanho do pênis. Mais de três mil pacientes de 56 países participaram dos estudos.

    Praça do Bosque

    Pode parecer banal, mas pra quem precisa usar o espaço sabe como é sofrido nos dias de chuva: todo o paralelo ao redor da Praça do Bosque está desnivelado, afundando, por causa dos ônibus que fazem parada lá.  Motoristas que passam a toda dão banho na galera que fica os pontos à espera dos coletivos.

    Com essa foto de Renan Piva que mostra do alto o Palácio de Cristal, a gente lembra, tristes, que mês que vem completa um ano que o ponto turístico está fechado para obras.

    Últimas