• Bebê de um mês morreu por covid em Petrópolis: caso, que aconteceu em 2020, foi confirmado nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/10/2021 19:47
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Saúde confirmou nesta sexta-feira (29), a morte de um bebê de apenas um mês de vida por complicações da covid-19. O caso aconteceu no ano passado, mas só foi confirmado agora. O menino, morador do Independência, foi internado no dia 14 de julho de 2020 no Hospital Alcides Carneiro. A morte aconteceu no dia 13 de setembro, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (Rio).

    Segundo a Secretaria, o bebê tinha doença neurológica crônica, a investigação da causa da morte levou um ano para ser concluída. Outras três mortes por covid-19 foram confirmadas nesta sexta, todas ocorreram no mês de outubro. 

    Ao todo, 1.550 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no município. Além da morte do bebê, foi confirmada a morte de uma mulher de 72 anos, moradora do Quitandinha. Ela foi internada no dia 22 de setembro, na UPA Centro. A morte foi registrada  no dia 03 de outubro, HMNSE. Segundo a Secretaria, a paciente tinha doença cardiovascular crônica e diabetes. 

    Também foi confirmada a morte de um homem de 53 anos, morador de Itaipava. Internado no dia 20 de outubro, na UPA Itaipava. A morte foi registrada dois dias depois, na UPA Cascatinha. Segundo a Secretaria, o paciente tinha doença cardiovascular crônica e pneumopatia crônica. A última morte confirmada foi de um homem de 71 anos, morador do Independência. Ele foi internado no dia 22 de setembro, na UPA Centro. A morte foi registrada no dia 10 de outubro no HMNSE.

    De acordo com a Saúde, a taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 está em 16,67% em leito clínico da rede SUS. A UTI covid na rede SUS se mantém em 7,58% de ocupação. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são 15 pacientes internados, sendo sete em UTIs e oito em leitos clínicos. 

    Até agora, foram realizados no município 205.008 testes para Covid-19, com 49.565 resultados positivos e 155.326 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

    Segundo a Secretaria de Saúde, o número de óbitos é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erros na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

    Últimas