• Bear e Bull – Sorteio de mascotes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2022 12:22
    Por Rafael Cataldo*

    Sorteio de Mascotes da Tag e do Mercado Financeiro

    Os nossos clientes não param de tentar sequestrar nossos mascotes. Então já vou deixar registrado que vou sortear 2 pares de mascotes para quem seguir o perfil da Tag no Instagram e comentar o post com a foto de nossos mascotes presentes na mesa da recepção de nosso escritório. Os mascotes serão entregues após um bate papo sobre investimentos no mês que vem, Agosto de 2022.

    E mais, no próximo artigo vamos selecionar um cliente para um diagnóstico financeiro sem custos. Aguarde o regulamento.

    Link abaixo Tag Safra Invest

    Bear and Bull Markets

    O Urso apegado – Bear

    O urso é um animal famoso na América do Norte. Temos histórias ilustres com o animal. Dentre elas uma famosa fábula em que um urso faminto encontra um acampamento vazio, se depara com um grande caldeirão de sopa quente e morre abraçado à panela quentíssima, morre faminto e queimado pois foi com muita fome ao pote e se recusou a largar o que lhe feria. Metáfora que remete ao apego de pessoas que no mundo real não conseguem se desvencilhar de situações de vida que as machucam por extremo apego. Em finanças comportamentais tal fenômeno é explicado por exemplo pelo viés da aversão a perda.

    Já no mercado financeiro o urso é um símbolo do mercado de capitais operando em baixa, ou seja, onde os ativos estão sendo negociados em um movimento de queda. A metáfora trazida aqui é de que assim como o urso é um animal que ataca de cima para baixo, ou seja, em uma linha descendente, o investidor deverá operar “vendido”, onde seu foco é vender antes de comprar. Isso mesmo, vende caro e depois compra barato, realizando lucro na queda do mercado, mas sobre isso escreveremos em um próximo artigo. Afinal, operar na queda dos preços, é negociar contra a economia, torcendo para seu momentâneo insucesso, ou seja, o mercado financeiro encontra-se em uma temporada pessimista e não irá permanecer assim por muito tempo.

    Bull Market, o Touro nervoso

    Ao contrário do urso, o touro ataca de baixo para cima, usando os chifres contra seu inimigo, jogando-o para o alto muitas vezes. Essa é a linha de pensamento bullish. É o momento em que os investidores ficam otimistas, pois os ativos estão iniciando a alta e rumo ao topo, gráficos ascendentes. É o famoso Touro de Wall Street, símbolo de diversas bolsas de valores em todo o mundo que esperam aproveitar a então tendência de alta atual do mercado, uma vez que é muito mais fácil de operar – comprar (na baixa), esperar e vender (na alta).

    Mas e como aproveitar esses momentos do mercado? E em quais mercados?

    Primeiramente, cada mercado pode viver momentos diferentes. Não necessariamente quando a bolsa americana vive um bull market e isso se repercute em todas as outras bolsas. Mercado ou ativos distintos podem estar em momentos diferentes e isso pode impactar suas cotações. 

    Assim temos a velha máxima de “comprar na baixa e vender na alta” para realizar lucros. É o exercício do pensamento de segundo nível que falamos em artigos anteriores.

    Dicas para aproveitar o bull market:

    1- identificá-lo de forma antecipada, geralmente após um bear market. Assim você entra no mercado considerando a oportunidade de comprar um ativo a um preço abaixo do normal.

    2 – Ter a reserva de oportunidade detalhada no artigo anterior que dá liquidez ao investidor para realizar compras em momentos oportunos

    3 – Buy and Hold – Comprar e segurar. Este é o nome dado à estratégia de comprar ativos em momento de crise, na baixa, e carregá-los na carteira até momentos de supervalorização, muitas vezes mantendo os ativos em longo prazo na carteira.

    E as dicas para se proteger e aproveitar um bear market:

    1 – Diversificação de carteira, onde você seleciona ativos distribuídos entre renda fixa, títulos públicos, fundos e até mesmo mercado internacional, mitigando riscos e com chances reduzidas de perder muito dinheiro de uma só vez são mais baixas.

    2 – Compre ativos resilientes, ou seja, avalie as expectativas de sucesso do ativo ao longo do tempo e sempre considerando o real potencial e valor do ativo, desconsiderando momentos de especulação. Isso reflete na estratégia chamada value investing, ou seja, investir em valor, onde por exemplo se considera o valor de uma ação de uma empresa não o valor do papel, mas sim o potencial de negócios daquela determinada empresa. Citei no artigo anterior exemplos de empresas brasileiras de varejo as quais temos valores de suas ações baixos em relação à série histórica, mas estas empresas são literalmente máquinas de vendas e muito provavelmente seu potencial de negócios no longo prazo irá superar o momento de crise temporária.

    Estratégia Bull Bear

    É uma estratégia adotada por investidores que separam suas carteiras de forma a direcionar a diversificação para os dois momentos possíveis. É um conceito de correlação negativa. Ativos que geralmente variam em sentidos divergentes. Exemplo: mercado brasileiro e mercado internacional se considerarmos que o Brasil é classificado como mercado emergente e atrai investidores que buscam rentabilidade em momentos de baixa rentabilidade no mercado internacional ou americano. Ou seja, na prática, é a diversificação do item 1 que falei acima.

    Venha conversar mais sobre o mundo dos investimentos e montar sua estratégia, afinal, cada investidor merece a sua estratégia personalizada.www.tagaai.com.br

    *Rafael Cataldo/Assessor de Investimentos

    Últimas