• BB vai fechar agência em Petrópolis

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  • 22/11/2016 10:20

    Com a reestruturação do Banco do Brasil (BB), a agência Cidade Imperial 5797, localizada no final da Rua do Imperador, terá suas atividades encerradas a partir de 2017. As demais agências do centro de Petrópolis e de Itaipava permanecem em funcionamento. O banco possui um total de 117 funcionários na cidade e, segundo o Sindicato dos Bancários de Petrópolis (SindBancários), haverá ainda redução no número de caixas nas agências, priorizando o atendimento online e o caixa eletrônico. 

    O presidente do SindBancários, Marcos Alvarenga, que é funcionário do BB, disse que o que está acontecendo é muito semelhante ao que ocorreu nos anos 90, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando o banco reduziu em 1/3 o número de trabalhadores. Ele manifestou preocupação, pois ao contrário do que ocorreu em outros programas de reestruturação, “desta vez o banco não está sinalizando que vai repor os funcionários que aderirem ao programa de aposentadoria”. 

    Ele disse que, no momento, não há nenhuma informação sobre demissão de funcionários, apenas incentivo à aposentadoria, mas acredita que essas medidas devem ser para no futuro privatizar o Banco do Brasil. “Até setembro o lucro do banco foi de sete bilhões, o que não justifica o que estão fazendo, mas vão querer enfraquecer a instituição para justificar um processo de privatização”. 

    Ele afirma que nos últimos anos, durante o governo do PT, o banco retomou seu crescimento, aumentando o número de funcionários, contratando mais de 40 mil bancários e voltando ao patamar pré-Governo FHC de, aproximadamente, 120 mil trabalhadores. “Nesse período, também, a eficiência e lucratividade do banco bateram recordes. Um exemplo claro de que redução de funcionários não significa eficiência, pelo contrário, significa precarização do trabalho e do atendimento”, disse Marcos Alvarenga.

    Por meio da assessoria, o Banco do Brasil informou que a rede de atendimento passará por mudanças para se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, com otimização de estruturas e ampliação de serviços digitais. O encerramento das agências e a implantação das demais medidas ocorrerão ao longo de 2017 e serão precedidos por ampla comunicação aos clientes em canais diversificados, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.

    O banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas e 0800 729 5281 para empresas. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta. Além dos pontos físicos, o BB oferece a maioria das transações pelo aplicativo para celular e internet – canais que mais crescem hoje na preferência dos clientes.

    Apenas com a reorganização de suas unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar significativamente a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo à Aposentadoria, que o banco também anuncia hoje. As medidas preservam a presença do BB nos municípios em que já atua e vão resultar no encerramento de 31 superintendências regionais, 402 agências e na transformação de outras 379 em postos de atendimento bancário. Em outubro, o BB já havia iniciado o encerramento de outras 51 agências.

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