• Bauernfest: o risco de promover um evento menor e ter um público como em edições anteriores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/04/2022 03:27

    Quando falamos sobre ter ou não a Bauernfest, definir até quando vai o luto da cidade e como operacionalizar a festa, se for o caso, abrimos uma discussão sobre o assunto. É saudável e apropriado ter esse envolvimento, afinal, a festa é da cidade, são as raízes culturais sendo manifestadas. Não se trata de uma ‘festa da prefeitura’ ou de alguma entidade isoladamente. A festa é um patrimônio de Petrópolis.

    Questões operacionais

    E uma das opções – até mesmo para fazer a economia (duramente afetada pelas chuvas) girar é a sua realização. Já falamos aqui sobre ruas importantes interditadas ou em mão dupla como Piabanha, Washington Luiz, Monsenhor Bacelar e Nelson de Sá Earp e outros problemas por todos os cantos para a mobilidade. Também citamos necessidade de apoio aos grupos folclóricos e outras questões financeiras. 

    Público vai querer estrutura

    Mas, queremos lançar mão de mais uma reflexão a nossas autoridades. A gestão Bernardo Rossi valorizou a festa e reacendeu o turismo.  Ficou tão boa a Bauernfest e cresceu tanto a divulgação que atraímos 350 mil pessoas em 2017, 2018 e 2019 até que a pandemia acabou com a nossa alegria de aglomerar. Então, anunciar que tem e fazer uma pequena festa, à meia boca, não é uma opção. Basta dizer que será realizada que os visitantes vão remeter o imaginário a esses últimos anos do evento. E vai vir gente, muita gente. Chegar e não ter estrutura para milhares vai ser pior do que a emenda. Ou tem e deve ser grandiosa ou melhor pular este ano também.

    7 sentidos

    A Casa de Petrópolis inaugura hoje, às 14h, a mostra “7 Sentidos”, que inclui trabalho audiovisual das artistas Antonia Dias Leite e Nina Miranda. A obra imersiva mistura vídeo, música, desenho e escultura.  A mostra terá ainda vídeos, de Nina Miranda, e outros trabalhos de fotografia e vídeo de Antônia. A mostra conta ainda com pinturas de Julia Miranda. A exposição fica em cartaz até 11 de junho com visitação de quarta a domingo, das 10h às 16h.

    Julia Miranda, uma das artistas plásticas que apresentam a partir de hoje exposição ‘7 Sentidos’, na Casa de Petrópolis.

    Grupo de peso

    O PTB vai ter Daniel Silveira, como candidato ao Senado e Fabrício Queiroz, aquele da rachadinha, como candidato a deputado estadual e Marcus Vinícius, ex-Neskau, a deputado federal.  Imagina os três no mesmo palanque?

    Decisão no dia 20

    Mas, isso depende do dia 20 quando o Supremo Tribunal Federal julga Silveira, réu em ação penal por ataques à Corte e prática de atos antidemocráticos. Se condenado, fica inelegível. Mas, vai que algum ministro pede vista e adia o julgamento?  Neskau torce para que o julgamento saia logo para não ter Silveira, que é ligado a Roberto Jefferson, presidente de honra do PTB, neste palanque.

    Previsão

    E de um Partisans que entende do riscado: passada a eleição e se ela for positiva para Hingo Hammes fortalecerá Fred Procópio, caso a parceria persista. Do contrário, a única saída para Fred é se desgrudar de Hingo.

    Banco de sangue no HAC

    Parece que agora vai finalmente sair do papel o Hemocentro do Hospital Alcides Carneiro. Pelo menos a prefeitura firmou contrato com empresa para o projeto executivo, valor de R$ 58 mil, para estabelecer o que é necessário em intervenção física no anexo do HAC para a instalação do banco de sangue.

    Cidade da Cerveja

    No Rio, Eduardo Paes quer criar um espaço chamado de Cidade da Cerveja. E pensar que nós, aqui de Petrópolis, temos o título de Capital Estadual da Cerveja, por causa da tradição e também em função das artesanais – as melhores do país – e não tivemos ainda essa ideia.

    E tá rolando Deguste neste feriadão na Praça da Águia. Hoje  os shows são dos Baioneiros (foto), Solitários do Novo Mundo, Banda Chilli e Shotguns (fazendo tributo a Guns ‘n’ Roses).

    Búzios

    Além de pesquisas rolando já tem candidato a deputado por Petrópolis que foi jogar búzios para ver se tem chances de emplacar.

    De novo

    Servidores pediram para a gente perguntar novamente: quando a prefeitura vai tocar no assunto 6,2% de reajuste retroativo a 2017 ainda em suspenso?

    E o Pix?

    Tá dura, muito dura, a vida dos nossos candidatos que buscam apoio de líderes em localidades da cidade. Agora com as facilidades tecnológicas, o povo diz que só depois do Pix cair na conta.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas