Bauernfest injeta R$ 40 milhões na economia local
Principal evento cultural e turístico de Petrópolis, a 28ª Bauernfest comprovou ser também importante impulsionador na economia da cidade. Em 10 dias foram mais de 320 mil pessoas que passaram pela festa consumindo os quitutes típicos, artesanato, além de conferir as mais de 200 apresentações culturais na programação. Só de chope foram consumidos 138 mil litros e a produção artesanal ganhou destaque pela primeira vez na festa e também no gosto do público. Foram abertas cerca de 1.500 vagas temporárias de emprego direto e indireto e o evento foi responsável por injetar cerca de R$ 40 milhões na economia da cidade. Os números, que superaram a expectativa, envolvem diversos setores da festa em si e reflexo na rede hoteleira, restaurantes e comércio em geral.
“São números que mostram que mesmo diante de um período mais retraído no consumo, as pessoas priorizam e valorizam eventos consolidados como a Bauernfest. E fazem questão de participar. Vimos a cidade lotada em todo o comércio, nos nossos atrativos e isso foi muito positivo. Estamos felizes com o sucesso da festa e como ela movimentou a cidade, que nos retribuiu com aprovação da expansão da festa, o que certamente contribuiu para esse fomento ainda maior na economia”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Mais de 350 ônibus de turismo chegaram à cidade, nos dois fins de semana, exclusivamente para a Bauernfest. Só no último dia da Festa do Colono Alemão, mesmo com a chuva e queda na temperatura, foram 110 ônibus lotados de turistas querendo curtir o burgo alemão.
“Vimos com certeza um número muito grande de turistas curtindo a festa. Um público cativo já do evento e outro conhecendo pela primeira vez e aprovando a festa, já garantindo o retorno na próxima edição. Mas ficamos muito felizes em ver uma frequência maior do petropolitano. Ele entendeu que é o anfitrião da festa e tem orgulho das nossas origens e da importância da festa para toda a cidade”, comentou o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, que organizou a festa em conjunto com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes.
“Foi uma festa linda, que conseguimos manter a tradição aliada às novidades incrementando ainda mais o evento. Tanto na programação, onde conseguimos identificar e organizar atrações para públicos específicos em cada um dos quatro palcos. E na estrutura da festa oferecendo mais conforto e organização ao público”, completou o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, a Bauernfest e os eventos realizados na cidade têm papel importante no fomento econômico e também como atrativo na permanência do turista por um período maior na cidade.
“Todos esses eventos movimentam a cidade de uma maneira geral, impactando não em um setor específico, mas toda uma cadeia. Faz com que entre dinheiro novo para o município com as pessoas que se hospedam aqui, consomem no nosso comércio, nos polos de moda e permaneçam por mais tempo na cidade. São eventos que giram a economia e tem exatamente esse objetivo de aumentar a permanência do turista, gerando o benefício no hotel, restaurante e comércio, com geração de emprego e renda. É isso o que nós precisamos no município”, frisa o secretário.