Bauernfest em Casa terá danças folclóricas, história, gastronomia e concursos
O isolamento social por conta do coronavírus mudou a maneira de fazer eventos em todo o mundo, e, em Petrópolis, não é diferente. Considerada uma das principais festas do município, a Bauernfest ganhou nova roupagem e virou, desta vez, a Bauernfest em Casa, com programação pela internet. É uma forma de não deixar de homenagear a cultura do povo que ajudou a construir o município. Na programação, que começa nesta sexta-feira (26.06) e vai até o dia 29 de junho estão vídeos e lives com danças folclóricas, receitas típicas da gastronomia alemã, a história dos nossos antepassados, curiosidades, concursos, entre outras atividades para toda a família.
O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura de Petrópolis, com informações também nos canais oficiais da Bauernfest, no Instagram, Facebook e site. O início será às 18h, com as boas-vindas ao evento, um vídeo com a história da Bauernfest, a abertura oficial com autoridades do município e dança folclórica.
“Os eventos, com aglomeração de público, estão todos suspensos no município. A prioridade é a saúde dos petropolitanos. A prefeitura tem trabalhado para evitar a proliferação do vírus em nossa cidade. Mas os colonos de Petrópolis não vão deixar de ser homenageados. A Bauernfest em Casa vai trazer uma série de atrações pra contar um pouco sobre aqueles que foram fundamentais para sermos o que somos hoje”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Entre as atrações estão vídeos de dança com apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis – AGFAP, além dos grupos Mosel Volkstanz, Rheinland Pfalz, Germânico Bergstadt, Petrópolis Danças Folclóricas, Bauerngruppe Dancas Alemães de Petrópolis e Kaiserstadt Kulturkreis. Além disso, também estão vídeos contando a história dos colonos; contação de história para as crianças; live com Spiel und Charm; receita de cuca e pão alemão; aula de alemão; live com Bauernband; culto ecumênico; concursos de sapateado e chapéu, entre outros.
“Não podemos deixar essa cultura esquecida. As tradições germânicas fazem parte da nossa história. E vamos mostrar isso através dos vídeos pela internet. É muito importante que, neste momento, todos fiquem em casa. Vamos conhecer um pouco mais sobre os nossos antepassados”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela.
A programação completa será divulgada nas redes sociais da Bauernfest. No Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest ou no Instagram: oficialbauernfest.