• Bauernfest começa nesta sexta-feira em Petrópolis. Veja programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/06/2019 12:00

    Petrópolis se transforma em um pedaço da Alemanha a partir desta sexta-feira (14) com a abertura da Bauernfest –  segunda maior festa do segmento no Brasil. Entre as atrações que fazem parte da programação estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, além de jogos germânicos. A festa, tradicional no calendário da cidade serrana, é uma celebração ao legado cultural deixado pelos colonizadores, que começaram a chegar à região em 1845. O objetivo era fazer com que eles colonizassem o município e ajudassem a construir a cidade idealizada pelo Imperador D. Pedro II.

    Leia também: Bauernfest: desfiles alteram provisoriamente o trânsito do Centro no fim de semana

    “A Bauernfest é uma celebração à influência da cultura alemã, um evento incrível não só pela experiência que proporciona aos turistas, que têm a oportunidade de vivenciar a cultura que está nas raízes da nossa história e que conseguimos preservar – um legado muito importante para nós, petropolitanos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi, destacando que muito do que Petrópolis é hoje resulta da influência dos colonos germânicos. “Hoje, a nossa querida Cidade Imperial carrega não só a marca da Família Imperial, como também a herança deixada pelos colonos. Herança essa fortemente presente na nossa gastronomia, na arquitetura, nas danças e na música, teatro, entre outras atividades que valorizam a cultura dos colonizadores”, pontua.

    Leia também: Confira a programação completa dos 16 dias da Bauernfest

    A 30ª edição do evento será aberta pelo prefeito Bernardo Rossi e pela presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz, às 19h, no Palácio de Cristal. O local é o coração da festa, mas ela acontece também nos arredores, como a Rua Alfredo Pachá, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), esta última com o Biergarten – no coração do Centro Histórico. A novidade é que este ano a Festa do Colono Alemão foi estendida e irá até o dia 30 de junho –  com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christi.

    Leia também: Bauernfest terá dois desfiles já neste primeiro fim de semana

    Nesta sexta-feira – primeiro dia de evento –  o público poderá assistir à apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz (Palácio), e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos locais Blumenberg Volkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do Palácio, o bailão com a Banda Germânica. Simultaneamente, em outro ponto do Centro Histórico – a Praça da Liberdade –  a animação fica por conta da Bauernband que se apresenta no Palco Koeler.


    A gastronomia é outro ponto alto da festa e ganha destaque com as barraquinhas espalhadas por todo o evento. Mais de 8 toneladas de salsichão devem ser consumidos no evento, além de outra paixão alemã: a cerveja, com mais 130 mil litros.

    No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pela Bauernfest. O evento emprega mais de 350 pessoas diretamente e, em 2018, movimentou R$ 43 milhões na economia da cidade. É uma das principais festas do calendário turístico do município, junto com o Natal Imperial.

    Intensa programação durante todo o fim de semana

    Até o dia 30 de junho a programação é intensa no Palácio de Cristal – que ser transforma em um burgo alemão. Já neste primeiro fim de semana o público que participar da Bauernfest encontrará tanto no sábado quanto no domingo as atividades, que começam já pela manhã e vão até o fim do dia. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos, recreação infantil, concurso de chope a metro e chapéu mais enfeitado, banda marcial, contação de história, teatro, além, claro do tradicional bailão com a Banda Germânica. No sábado, haverá ainda o Desfile de Lanternas, saindo às 19h da Avenida Ipiranga (em frente à Igreja Luterana) e no domingo o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial).


    14/06 (SEXTA-FEIRA)

    PALÁCIO DE CRISTAL

    19H HOPPERDITZ OS TOLOS

    20H GRUPOS FOLCLÓRICOS

    20H BANDA GERMÂNICA / BAILÃO

    PRAÇA DA LIBERDADE

    19H30 BAUERNBAND


    15/06 (SÁBADO)

    DESFILES

    19H DESFILE DAS LANTERNAS

    PALÁCIO DE CRISTAL

    11H OFICINA DE BANDEIRAS – INFANTIL

    14H HOPPEDITZ – OS TOLOS

    14H CRIANÇA EM MOVIMENTO

    14H GRUPOS FOLCLÓRICOS

    15H ERVELINA E O PRINCÊS

    16H DANÇA SÊNIOR – BARÃO DE DRUMMOND

    17H CONCURSO CHAPÉU MAIS ENFEITADO

    18H BAUERNBAND

    20H30 CONCURSO DE CHOPP A METRO

    21H BANDA GERMÂNICA / BAILÃO

    PRAÇA DA LIBERDADE

    13H JOGOS GERMÂNICOS

    14H CONTAÇÃO DE HISTÓRIA GFC

    15H TEATRO INFANTIL – POVO DO CAFUNDÓ

    17H BANDA MARCIAL ODETTE FONSECA

    17H BAUERNBAND


    16/06 (DOMINGO)

    DESFILES

    10H DESFILE FOLCLÓRICO

    PALÁCIO DE CRISTAL

    11H HOPPERDITZ – OS TOLOS

    14H GRUPOS FOLCLÓRICOS

    14H BAUERNBAND

    15H PINTURA FACIAL – INFANTIL

    19H CONCURSO DE CHOPP A METRO

    20H BANDA GERMÂNICA / BAILÃO

    PRAÇA DA LIBERDADE

    11H JOGOS GERMÂNICOS

    12H30 FOTOS TEMÁTICAS – ABERTO AO PÚBLICO

    13H BANDA MARCIAL EMB. JOSÉ BONIFÁCIO

    14H KINDER BAUERN – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

    18H BAUERN JAZZ

    A programação completa está disponível no site do evento.

    Últimas