• Bauernfest: Ação Germânica Solidária recolhe doações para instituições da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2021 19:52
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Além de celebrar a cultura germânica na cidade, a Bauernfest promove ações solidárias durante a festa. Uma delas é a Ação Germânica Solidária, que acontece desde 2017 e é coordenada por Maristela Esch, considerada a primeira dançarina da Bauernfest. Todos os anos, ela promove o recolhimento de doações para instituições diversas. A parceria deste ano é com o Polo de Experiências das Ruas 16 de Março e Alencar Lima, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretária de Turismo (Turispetro).

    A ação tem por objetivo arrecadar material de higiene pessoal, fraldas geriátricas e álcool gel, que serão destinadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). As doações podem ser entregues até o dia 4 de julho em seis lojas da rua e na Cervejaria Bohemia, que também receberá as doações. Os pontos de doação pode ser conferido no Instagram @rua16demarco.

    Maristela Esch é uma das maiores entusiastas da festa. “Ser dançarina folclórica germânica para mim é representar e homenagear minhas origens. Cada vez que coloco meu traje para uma apresentação ou quando caminho com ele pelas ruas da cidade me encho de orgulho. E poder usar isso fazendo o bem pelas pessoas é uma satisfação ainda maior”, diz a dançarina, que é sempre abordada pelas pessoas em busca de um foto.

    Além de coordenar a Ação Germânica Solidária, Maristela sempre dedica um tempo para agradecer os estabelecimentos que prestigiam a Bauernfest, colorindo suas vitrines e fachadas com as cores da Alemanha.

    Bauenfest pela Vida

    Outra ação que procura agregar toda a tradição e história do evento em prol do social, buscando conscientizar as pessoas envolvidas com o evento, de forma direta ou indireta, através da realização de um gesto solidário que é a doação de sangue, é a campanha “Bauernfest pela Vida”, uma realização conjunta dos clubes 29 de junho, Instituto Bingen, da Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP), com o apoio da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECCAB).

    Segundo Marcos Carneiro, diretor cultural da AGFAP, a campanha foi uma ideia conjunta dos clubes que representam a colonização germânica na cidade, em virtude do baixo estoque do banco de sangue neste período pós-pandemia. “Nossa intenção é mobilizar não somente o segmento germânico, mas toda a sociedade petropolitana que de alguma forma se identifica com a festa”, destacou, dizendo que cerca de 40 integrantes dos clubes já haviam se comprometido em fazer a doação.

    As doações podem ser feitas no Banco de Sangue Santa Teresa, que é responsável por atender três hospitais credenciados da cidade e região e realiza 650 transfusões por mês, beneficiando centenas de pessoas. Está localizado na Rua Doutor Paulo Hervê 1.130 no bairro Bingen. O local possui estacionamento conveniado para doadores e gratuito durante o período da doação. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324 ou WhatsApp (24) 99269-4355.

    Programação cultural é transmitida pelo facebook

    A 32ª edição da Bauernfest está promovendo uma extensa programação cultural, que acontece diariamente no formato online com transmissão pelo facebook. Além disso há o festival gastronômico que reúne mais de 70 estabelecimentos oferecendo as delícias típicas da culinária germânica em atendimento presencial ou entregas por delivery; e a exposição e venda de artesanato, em quatro pontos distribuídos pela cidade.

    Neste domingo, cerca de 30 representantes do VW Clube do RJ estiveram em Petrópolis, numa carreata comemorativa pelo Dia Nacional do Fusca – comemorado no dia 22 de junho – e também como forma de interagir com a cidade por conta da realização da 32ª edição da Bauernfest, festa do colono alemão. Nunca é demais lembra que a alemã Volkswagen é a maior fabricante de veículos do mundo, e teve no Fusca o seu primeiro modelo, na década de 1930. A carreata foi acompanhada por representantes da Secretaria de Turismo de Petrópolis e teve o apoio operacional da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).




    Últimas