Batalhão Dom Pedro II comemora 153 anos
O 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) – “Batalhão Dom Pedro II” comemorou, na manhã dessa quarta-feira (09), o seu 153º aniversário de criação, que ocorrerá neste sábado, dia 12 de agosto.
A celebração contou com solenidade militar e a inauguração da “Galeria dos Soldados Ilustres” do 32º BIL Mth, cujo objetivo é preservar parte da história da Unidade e das tradições militares, homenageando soldados que passaram pelo batalhão.
Foram homenageados, o Veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 3º Sargento Alcino Resende Papoula que incorporou, voluntariamente, no então 1º Batalhão de Caçadores (1º BC), em Petrópolis, no dia 13 de outubro de 1939, na 3ª Companhia de Fuzileiros, sendo licenciado em 16 de dezembro de 1940. Em 1942, foi convocado para combater na 2ª Guerra Mundial, integrando a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, sendo designado para a Companhia de Intendência. Em 1944, atuou no front de batalha na Itália, desempenhando a função de auxiliar da 3ª Seção (Operações).
Após seu retorno da guerra, fundou a Casa Papoula de Secos e Molhados.
O empresário Odir Carneiro Filho também foi homenageado. Odir incorporou no então 32° Batalhão de Infantaria Motorizado (32° BIMtz), no dia 03 de fevereiro de 1982, na 2ª Companhia de Fuzileiros, sendo designado para exercer a função de Infante, cumprindo o serviço militar obrigatório até o dia 29 de janeiro de 1983. Após o seu licenciamento, dedicou-se ao trabalho na tradicional fábrica “Massas Carneiro”.
O evento também contou com a entrega dos diplomas de Amigo do Batalhão às instituições, autoridades civis e militares, além de personalidades que prestam serviços e apoio à organização militar. A entrega dos diplomas foi feita pelo comandante da unidade, Tenente Coronel de Infantaria Carlos Otávio Macedo de Sousa.