• Barreiras sanitárias nas portas dos hospitais para frear pacientes de outras cidades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2020 00:01

    Barreiras secundárias 1

    O Ministério Público está recomendando à Prefeitura que além dos controles sanitários já existentes, nas entradas da cidade, coloque também “barreiras secundárias” próximas aos hospitais. O MP diz que já verificou pessoas de outras cidades sendo atendidas na rede pública de Petrópolis.

    Barreiras secundárias 2 

    A recomendação é que essas barreiras façam que carros de outras cidades com pessoas com sintomas retornem aos controles sanitários e, de lá, voltem às cidades de origem. 

    Fake news

    O prefeito Bernardo Rossi, em redes sociais, faz campanha contra as “fake news”.  Mas, neste domingo, uma postagem contra as fake news não foi, digamos, bem sucedida. Tomou um piau de seguidores que disseram que a maior fake news da pandemia foi espalhada pela prefeitura quando matou um paciente que estava vivo. Podia ter dormido sem essa. 

    Ué? Mas já liberou geral? Porque já tem festa sendo organizada nas redes socais…

    Folga?

    A gente avisou: a Covid-19 só trabalha de segunda a sexta em horário comercial em Petrópolis. Porque aos sábados e domingos não são divulgados casos… MP e Defensoria já estão de olho nestes números não atualizados aos finais de semana. Querem saber quem não está disposto a trabalhar e “guarda” os dados para mostrar só na segunda-feira.   Número estacionou na sexta e ontem apareceram 44 novos casos. 

    Responsável

    Ao anunciar a reabertura do comércio em Duque de Caxias (que acabou sendo barrada pela justiça), cidade depois da capital com maior número de casos e óbitos, o prefeito Washington Reis disse que se responsabiliza se houver disparada da Covid-19.  Reis vamos te contar um segredinho: se der ruim, sobra só pro prefeito. 

    Ué? 

    A prefeitura vinha divulgando que tem 90 leitos de UTIs entre rede pública e contratados de hospitais particulares para Covid-19.  Na sexta atualizou o painel da Secretaria de Saúde dizendo que são 85… Onde foram parar os cinco? 

    Guerra de vídeos 1

    O ex-vereador Marcelo Lessa gravou um vídeo lá nos fundos do conjunto habitacional Vicenzo Rivetti mostrando entulhos e parte da obra dos 776 apartamentos por terminar. Aí, foi acusado de ter usado uma gravação antiga. Pois, bem. Ele voltou lá e fez ao vivo mostrando a mesma situação.

    Guerra de vídeos 2

    Aí, populares gravaram vídeo também no mesmo local defendendo a prefeitura e dizendo que Lessa estava se aproveitando da situação e que a obra tá terminando. Longe de os Partisans concordarem com Lessa – mas, muito longe mesmo –  porém, ele tem razão. Se iria entregar  as unidades no dia 16 de Março e suspendeu por causa da pandemia porque que a obra ainda está rolando? 

    UTIs 1

    O principal critério para a reabertura de comércio e serviços a partir do dia 1º de junho é a “retaguarda” como chama o prefeito Bernardo Rossi os leitos clínicos e de UTI que estão sendo contratados. Hoje, são 85 UTIs e mais 64 (34 no Hospital Nossa Senhora Aparecida, 25 na UPA de Cascatinha e cinco no Hospital Nelson de Sá Earp).  Serão 149 leitos de UTI apenas para Covid-19.  Talvez fosse o caso de Bernardo Rossi explorar mais este número – e acertá-lo, também. Na live de sábado ele comeu mosca e contou quatro a menos. 

    UTIs 2

    Também seria apropriado que sempre ele deixasse claro que estes leitos são pagos pela prefeitura porque fica parecendo que os hospitais particulares “oferecem” estas UTIs. Na verdade, a prefeitura contrata e paga por elas.  Mas, daí o prefeito dizer que vai deixar um “legado” de UTIs na cidade já vai uma grande distância… O HMNSE continua com o mesmo número que tinha antes e, de equipamentos próprios, serão as 25 a mais da UPA de Cascatinha. O restante, dos particulares – são 71 no Hospital Nossa Senhora Aparecida – para continuar sendo usado no futuro vai ter que ser pago.

    UTIs 3

    O que vai ficar de legado são as 25 UTIs da UPA de Cascatinha (o que não é pouca coisa, não) já que, efetivamente, a prefeitura comprou equipamentos como monitores e respiradores . A UPA vai suspender demais atendimentos e ser exclusiva para a Covid. Mas, e depois que a pandemia passar? Onde ficarão estas UTIs? Ou a UPA Cascatinha será, em definitivo, uma unidade apenas para tratamento intensivo?

     Hélcio Mano queria muito fazer esta foto, mas sempre tinha muita gente passando ali na Avenida Koeler. Agora, com a pandemia, conseguiu fazer

     

    Últimas