Barranco no Vale do Cuiabá preocupa moradores
Um barranco localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, 3035, no Vale do Cuiabá, tem preocupado os moradores da região.
Segundo Liliane Carvalho, uma das moradoras, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou a dragagem do rio há cerca de um ano e meio. Para conseguir abrir o rio, equipes do Instituto fizeram um caminho do lado direito, onde não tinham casas, e fizeram essa barreira.
“Caiu um pouco da terra. Tampou esse caminho. O pessoal do Inea colocou um plástico preto, cobrindo o barranco.”, comenta a moradora.
No entanto, nesta segunda-feira (6), devido à chuva de domingo (5), a terra desceu e um pedaço do barranco despencou. Com o problema, os moradores temem que se nada for feito no local, a terra desça mais e atrapalhe o fluxo do rio. Caso isso aconteça, a água ficará represada e, possivelmente, atingirá as casas da região.
A moradora afirma que na segunda-feira (6), equipes do Instituto foram até o local, mas não deram nenhum posicionamento aos moradores sobre possíveis obras.
Em visita ao local nesta quarta-feira (8), foi possível ouvir pedregulhos descendo pelo barranco.
Questionado sobre a situação, o Instituto Estadual do Ambiente esclareceu que vem acompanhando a situação e visitas técnicas já foram feitas ao local. A lona plástica foi colocada incialmente de maneira emergencial. Ainda segundo o Inea, serão realizadas obras de contenção e estabilização de taludes de forma definitiva para mitigar o problema.