• Bancos têm 19 casos confirmados de Covid-19 e outros 9 suspeitos, afirma sindicato

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2022 15:15
    Por Vinícius Ferreira

    O novo surto de casos de Covid-19 entre os funcionários de agências bancárias de Petrópolis tem preocupado o sindicato da categoria, que afirmou nesta segunda-feira (17) que ao menos 19 casos foram confirmados para a doença desde a última semana e outros nove estão sob investigação. Hoje, segundo o sindicato, metade das agências do Itaú estão fechadas, passando por higienização. O Santander também tem agência passando pelo processo de limpeza. O sindicato vem cobrando providências junto à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban.

    “Hoje tenho uma reunião com a Fenaban e com os representantes de cada bancos que têm agências na cidade. O que o sindicato busca neste momento são melhorias nos protocolos de combate e prevenção à Covid-19”, afirmou Marcos Alvarenga, presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis.

    Segundo a categoria, no sábado (15), um novo caso foi confirmado na agência do Itaú de Itaipava. Em Correas, a agência do banco chegou a quatro confirmações para a doença e um caso na mesma unidade ainda aguarda resultado do teste. Segundo o sindicato, seis agências do banco fecharam para a higienização. Duas delas no centro (em frente ao Obelisco na rua do Imperador e na rua Paulo Barbosa), uma no Alto da Serra e as duas do distrito de Itaipava. “Umas ficarão fechadas o dia todo, outras abrirão após higienização”, informa Alvarenga.

    Ainda de acordo com o sindicato, há quatro casos também no Bradesco de Itaipava, cinco também no banco Santander da rua Marechal Deodoro (Centro), onde três casos haviam sido confirmados na semana passada e um novo foi confirmado nesta segunda-feira. Em outra agência do mesmo banco, a da Rua Paulo Barbosa, o sindicato afirma que há um novo caso e um total de quatro, desde a semana passada. A agência também passa por higienização.

    Agência do Banco do Brasil – Rua do Imperador (Foto: Luis Heber)

    Em relação ao Banco do Brasil, até sábado, haviam quatro casos suspeitos na agência Imperador (onde funcionava o Bingo) e um na agência da rua Paulo Barbosa. Hoje, o número subiu para oito casos suspeitos e um confirmado na agência da rua do Imperador. 

    Preocupação com a nova variante Ômicron

    Os casos de aumentos de infectados por Covid-19 nas agências bancárias vêm sendo reportados pelo Sindicato dos Bancários de Petrópolis desde o início do mês. O que para o presidente da representação da categoria na cidade é um retrato da nova variante, Ômicron, da doença. “A vacina hoje tem diminuído a letalidade, mas se não fosse por isso, estaríamos vendo e vivendo um massacre novamente. Em dezembro não tivemos nenhum caso, mas nesse início os casos estão crescendo exponencialmente, com agências tendo que fechar e passar pelo protocolo de combate à Covid-19, com higienização da dependência e quarentena de funcionários”, explica Alvarenga.

    “Nós já cobramos aos bancos que voltem a adotar as medidas praticadas no auge da pandemia, colocando os trabalhadores dos grupos de risco no trabalho remoto. Defendemos que as medidas de restrições de circulação e funcionamento do comércio sejam imediatamente reavaliadas pelas autoridades, em especial pelo governo municipal e pelas empresas e empresários”, informa Alvarenga.

    Últimas