• Bancos reabrem após liminar da justiça suspender greve dos vigilantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2020 16:30

    Uma liminar da Justiça do Trabalho suspendeu a greve dos vigilantes em todo o Estado do Rio de Janeiro. A paralisação foi iniciada na segunda-feira (20) e interrompeu os atendimentos nas agências bancárias. De acordo com a decisão do desembargador Enoque Ribeiro dos Santos, o sindicato da categoria tem que garantir 70% do pessoal em serviço em todas as atividades, permitindo a atividade bancária. O descumprimento acarretará multa diária de R$ 50 mil. Em Petrópolis, nesta terça (21), todas as agências amanheceram abertas.

    “Decidimos suspender a greve e aguardar o resultado do nosso recurso e retomar com força total”, informou o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis, Adriano Linhares. Segundo ele, o sindicato do Rio de Janeiro já entrou com o recurso para derrubar a liminar. A categoria espera que uma nova decisão, favorável, seja definida em breve.

    A categoria reivindica reposição da inflação (com base no índice de março – cerca de 4%) nos salários e nos tickets de alimentação. Segundo o sindicalista, as negociações começaram em março, mês da data-base, mas foram suspensas por conta dos decretos de restrições devido à pandemia do Covid-19. Em maio, as reuniões foram retomadas, mas não houve acordo.

    A greve dos vigilantes foi decidida no fim de junho, quando uma nova rodada de negociação entre patrões e empregados terminou, novamente, sem acordo. Em Petrópolis, há cerca de 800 trabalhadores nesta categoria.

    Leia também: Sindicatos denunciam ‘lotadas clandestinas’ em Petrópolis

    Últimas