• Banco de Sangue Santa Teresa lança campanha ‘Heróis Anônimos’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2018 16:20

    Os heróis dos filmes são figuras altruístas que podem até dar a vida para salvar milhares de outras. Mas os heróis de verdade não estão só na tela grande, eles também estão dentro de cada um dos espectadores, basta despertá-los. Com esse intuito, o Banco de Sangue Santa Teresa firmou uma parceria com o Cinemaxx Petrópolis para lançar a campanha ‘Heróis Anônimos – Atitudes valem mais que poderes’, que também conta com o apoio da Agência Sapiens, da Universidade Estácio de Sá. A partir desta sexta-feira, 17 de agosto, todos poderão provar que são verdadeiros heróis ajudando a salvar até quatro vidas com apenas uma de doação, por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado.

    Nesta sexta-feira, os cinemas da rede Cinemaxx em Petrópolis já começam a veicular um vídeo promovendo a campanha e chamando os espectadores para doarem no Banco de Sangue Santa Teresa. Além de fazer o bem ao próximo, os doadores terão descontos exclusivos nos cinemas da rede na cidade (as regras podem ser conferidas no site do Cinemaxx).

    “Esta soma de forças é importantíssima para a doação de sangue e para os cidadãos petropolitanos, pois dá visibilidade e força ao tema”, explica o captador do Banco de Sangue Santa Teresa, Rodrigo Moreira. Para ele, esta é a chance despertar esse sentimento de ajuda ao próximo em mais pessoas. “Nossa expectativa é conquistar novos doadores e fidelizar os que já são, além de reforçar que eles são os verdadeiros heróis, mesmo que nunca conheçam as pessoas que salvam, por isso são os ‘Heróis Anônimos’. Agradecemos muito à rede Cinemaxx e à agência Sapiens da Estácio por acreditarem em nossa causa e disponibilizarem-se a fomentar a doação de sangue na cidade, contribuindo para uma sociedade mais altruísta e voluntária” conclui.

    Saiba como doar

    Doar é simples, rápido e seguro, e esse ato pode ser o diferencial entre viver ou morrer. Uma leve picada indolor (há a possibilidade do uso de anestésico) já é suficiente para ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.

    Quem quiser ajudar basta estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não pode estar em jejum e é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing, precisa aguardar 12 meses após o procedimento. Já para quem colocou piercing na língua ou na região genitália, precisa aguardar 12 meses após a retirada. Para endoscopia ou processos endoscópicos, são necessários 6 meses.

    Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

    O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.

    Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

    Últimas