• Banco de Sangue pede ajuda para repor estoques

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/12/2016 11:55

    Com os estoques 20% abaixo do ideal, o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa apela para que doadores compareçam e façam suas doações antes das festividades de Natal e Ano Novo – período em que o número de doações cai drasticamente e o número de acidentes é estatisticamente maior.

    A época é um período de muitas baixas nos estoques de sangue, porque muitas pessoas viajam. Em contrapartida, com o aumento do número de veículos nas estradas, há um aumento no número de acidentes. Então os bancos de sangue ficam duplamente defasados. “As doações são inversamente proporcionais nesse período”, disse o captador Alexandre Paladino.

    De acordo com a captadora Paola Amâncio dos Reis, de 29 anos, são necessários, no mínimo, 70 doadores por dia para manter os estoques do banco de sangue do Santa Teresa. “É difícil atingirmos essa média, por isso sempre fazemos campanha de doação (de times, igrejas, faculdades), com o objetivo de atrair mais gente”, disse. Esse mês, no entanto, o número de doadores está com a média de 55 pessoas por dia.

    O guarda civil Paulo Souza de Almeida, de 48 anos, já é doador de sangue há 20 anos e comparece ao hospital para a coleta quatro vezes por ano. Ele é um dos poucos que mantiveram a rotina de doações este mês. “Doar sangue é um ato de amor. Você renova seu sangue e ajuda outras pessoas”, disse. A atitude não demora mais que uma hora e pode salvar até quatro vidas.


    Saiba o que é preciso para doar:


    – Ter idade de 16 a 69 anos (os menores de idade precisam de autorização e presença dos pais);

    – Estar em boas condições de saúde;

    – Pesar, no mínimo, 50kg;

    – Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

    – Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas (não é necessário estar em jejum);

    – Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.);

    – Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;

    – Se fez tatuagem ou piercing aguardar 12 meses;

    – Se passou por uma endoscopia, aguardar seis meses;

    – Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias. 


    Últimas