Banco de Sangue lança campanha de inverno para sensibilizar doadores no período de maior queda nas doações
O banco de Sangue Santa Teresa lança, nesta quinta-feira (1), campanha de inverno, para sensibilizar os doadores durante o período em que há maior queda nas doações. Com a chamada “O frio chegou e precisamos da sua solidariedade – a gratidão aquece o coração!”, a campanha tem o intuito de mudar o panorama dos últimos invernos, em que os estoques sanguíneos ficaram em estágio crítico.
Vale destacar, que em razão da pandemia, uma queda considerável já aconteceu no número de doações, e com o tempo mais frio, a tendência é que o número caia ainda mais. Por isso, o Banco de Sangue reforça a importância da doação e da prática solidária, que pode salvar até 4 vidas.
De acordo com Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, com o início das temperaturas mais baixas, já é possível perceber uma queda de 30% nas doações. São necessárias 90 doações diárias, para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos, o que raramente vem acontecendo.
“Isso é um fator preocupante, pois no frio temos um desafio maior para conseguir equilibrar os nossos estoques sanguíneos, já que todos querem mais é se ‘esconder’ debaixo de uma coberta. Porém, não podemos nos esquecer que os pacientes dos hospitais, que estão em tratamentos por diversas complicações clínicas, necessitam urgentemente das doações de sangue para se restabelecer”, alerta Vinícius.
O Banco de Sangue de Petrópolis segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e, por isso, conquistou o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.
Horário de atendimento amplo, inclusive aos domingos
O Banco de Sangue Santa Teresa possui um amplo horário de atendimento, feito diariamente das 7h às 18h, permitindo aos profissionais que têm um horário de trabalho mais restrito, e às pessoas em geral, organizarem suas agendas de forma que possam encaixar com mais conforto suas doações de sangue, inclusive aos domingos.
Recentemente, a instituição mudou de endereço e passou a atender na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco, a apenas 10 minutos do antigo endereço, com uma estrutura bem mais ampla, em um ambiente extra hospitalar, exclusivo para doadores.
Requisitos básicos para doação de sangue:
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Não ter diabetes em uso de insulina;
• Aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, o doador deve consultar a equipe do banco de sangue.
Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
• Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).