Balcão de empregos de Petrópolis tem bom resultado
Em tempo de freio na economia, conseguir um emprego não tem sido tarefa das mais fáceis. Mas, desde o fechamento do posto do Sine em Petrópolis, há um ano, uma equipe da Prefeitura tem trabalhado arduamente na tarefa de garimpar, na cidade, empresas que estão precisando de mão de obra para tentar assegurar uma oportunidade a quem está desempregado. E, apesar do momento difícil, tem conseguido.
Embora tenham histórias de vida bastante diferentes, Deise Cristina, Márcio Ferreira e Débora Mello têm em comum o apoio que receberam da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) para conseguir um emprego. Os três se cadastraram no Balcão de Empregos da Prefeitura, mantido pela secretaria, e, em pouco tempo, estavam empregados.
Deise Cristina, que hoje trabalha como auxiliar administrativa em uma empresa prestadora de serviços, considera que a qualificação foi importante para que conseguisse a vaga. “O mercado de trabalho atual exige, cada vez mais, qualificação. Por isso, procurei me especializar. Depois de 19 anos voltei ao estudo, e, hoje, estou cursando faculdade. O atendimento no Balcão do Empregos foi super tranquilo e rápido. Vi o anúncio da vaga, cadastrei o currículo e, em apenas dois dias, fui chamada para a entrevista”, lembrou ela.
O auxiliar de serviços gerais Márcio Ferreira também conseguiu uma oportunidade após cadastrar o currículo na Setrac. “Fui muito bem atendido quando procurei a Casa do Trabalhador. Apenas 20 dias depois de ter me cadastrado, fui contratado”, afirmou Ferreira. Débora Mello, contratada por uma empresa que terceiriza serviços, também conseguiu uma oportunidade. “Fui chamada para o processo seletivo e consegui a vaga, por já ter experiência no setor. O atendimento do Balcão de Empregos foi muito bom e os profissionais me orientaram muito bem”, afirmou.
Após o fechamento, pelo Governo do Estado, do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Petrópolis, a Prefeitura assumiu o trabalho. Criou um balcão municipal de empregos e passou a fazer a intermediação entre empresas e candidatos. “As empresas nos enviam a demanda por mão de obra e ligamos o perfil solicitado pela empresa com o que temos cadastrado no nosso balcão de empregos. É importante lembrar que qualquer pessoa que esteja a procura de emprego pode se cadastrar na Setrac. Nós não apenas recebemos os currículos, como também colocamos a equipe à disposição para fazer o currículo daqueles que não têm”, frisou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Adriana Kreischer.
É importante lembrar que, independentemente da inclusão do currículo no Balcão de Empregos, é importante que as pessoas busquem cada vez mais qualificação na área para a qual buscam vaga. Isso porque as empresas, em geral, exigem qualificação. Para auxiliar na formação profissional, a Setrac encaminha as pessoas que não passaram por processo de qualificação para cursos em entidades como Faetec, Sesi e Senai. “Assim, estimulamos a geração de empregos em todas as frentes”, lembrou.
Adriana também lembrou que o encaminhamento feito pela Setrac nem sempre assegura a vaga ao candidato. “O que fazemos é criar o elo, mas são as empresas que realizam o processo de seleção, avaliando diversos itens de acordo com seus critérios, como a experiência profissional, o grau de instrução e especialização”, explicou a secretária. “Há também muitas empresas que pedem o cadastro para vagas futuras”, esclareceu.
Quem quiser cadastrar o currículo no Balcão de Empregos pode enviar o documento para a Casa do Trabalhador, mantida pela Prefeitura, por meio da Setrac, pelo e-mail balcaodeempregos@petropolis.rj.gov.br. Também é possível entregar o currículo pessoalmente – a Casa do Trabalhador funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Petrópolis (na Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro). Também é possível emitir carteira de trabalho e obter informações sobre cursos de qualificação oferecidos nas instituições parceiras. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 2249-4347.