• Bairros de Petrópolis seguem sofrendo com problemas no fornecimento de energia elétrica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/dez 16:15
    Por Enzo Gabriel | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Diferentes bairros de Petrópolis seguem com problemas no fornecimento de energia elétrica. O tema continua sendo motivo de reclamação de moradores de diversas regiões da cidade, que chegam a ficar dias sem o serviço.

    A Estrada do Paiolinho, em Pedro do Rio, já ficou sem energia elétrica em 10 dias deste mês. “Para comunicar a falta de luz, o 0800 não funciona e o aplicativo fica inoperante. No momento, estou sem luz desde ontem e, apesar das reclamações, nenhuma equipe compareceu ao local. Dá vontade de chorar”, conta uma moradora do local.

    A situação também afeta o comércio. Em Araras, uma das conexões de um transformador derreteu no último domingo (15), por volta das 10h.

    “Ficamos sem uma fase de luz em três de nossas lojas. Ligamos imediatamente para o contato da Enel, fizemos vários protocolos e nos passaram que iriam arrumar no fim da tarde, mas ninguém passou. Como temos várias câmaras frias, geladeiras, fornos de padaria e masseiras trifásicas, ficamos sem poder trabalhar. Perdemos muitos produtos, como carnes, queijos, etc. Tivemos que alugar um gerador para voltar a trabalhar. Somente ontem à noite consertaram o problema. É muito descaso”, destaca um comerciante da região.

    Na Castelânea, moradores também relataram a falta de luz por mais de 24 horas. Em Secretário, a reclamação se dá pelos problemas na prestação do serviço.

    Com a palavra, Enel:

    Questionada sobre o recorrente problema, a Enel informou que equipes estão nos locais mencionados efetuando os reparos na rede. A distribuidora acrescentou que restabeleceu o fornecimento de energia para 99,4% dos clientes afetados ontem pelas fortes chuvas, com descargas atmosféricas e rajadas de ventos, que provocaram a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica de cidades das regiões dos Lagos, Serrana e Sul do estado, além dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Magé.

    Nessas áreas, segundo a concessionária, somente na segunda-feira (16), “foram registrados ventos entre 65 km/h e 85 km/h e mais de 2.350 raios – fenômeno recorrente no Estado do Rio e que causa danos ao sistema. Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro deste ano, cerca de 145 mil raios atingiram redes da Enel Rio”.

    A Enel disse ainda que acionou o seu plano de emergência e conta com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer totalmente o serviço.

    “Em alguns casos, o trabalho dos técnicos é mais complexo, seja reconstruindo trechos da rede atingida ou atuando em áreas de difícil acesso, como matas fechadas”, finalizou.

    Problemas recorrentes

    Na última segunda-feira, a Tribuna já havia relatado o drama de moradores de Petrópolis por conta dos serviços de energia elétrica. Independência, Rocio e Coronel Veiga são exemplos de locais que ficaram por mais de um dia sem luz. Além disso, a situação chegou a impactar até mesmo o abastecimento de água no Sargento Boening, pela ausência de energia para alimentar o booster do bairro.

    Últimas