Bairro Santa Mônica está há cinco dias sem energia elétrica
Os moradores do Santa Mônica estão enfrentando um verdadeiro dilema com a concessionária responsável pelo fornecimento de luz no município, a Enel. Um morador da Rua das Azaleias, que preferiu não se identificar, conta que desde domingo (5), a luz oscila diariamente e, em diversos horários, fica em meia fase.
Embora o morador tenha recebido um e-mail da empresa afirmando que a luz tinha sido restabelecida na região, ele conta que ainda enfrenta problemas com a energia elétrica.
Tendo que pedir ajuda aos amigos, o morador diz que a situação está desesperadora. “Não tenho água, não consigo tirar água do poço, não consigo lavar roupa, não consigo nada.”, desabafa.
Ele já morou no Vale das Videiras e hoje reside no Santa Mônica, bairro próximo à Itaipava. A mudança teve objetivo de garantir maior qualidade de vida, já que o morador encontrava muitos problemas com a falta de luz constante no antigo endereço. No entanto, agora, morando na nova casa, ele tem a mesma dificuldade com a energia elétrica.
O morador conta que terça-feira (7), havia cerca de cinco caminhões da Enel no caminho até o centro de Itaipava. No entanto, desde esta quarta (8), ele já não vê mais nenhuma movimentação da empresa no bairro.
“Algumas casas já voltaram a luz, mas eu estou sendo o premiado, o sorteado, de estar com essa infelicidade de não estar conseguindo viver aqui sem luz.”, comenta.
Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que uma equipe atuou ontem (8) à noite no bairro Santa Mônica, em Petrópolis, na remoção de uma árvore que caiu devido às tempestades dos últimos dias e na reconstrução da rede elétrica local. O serviço foi concluído por volta das 21h e, desde então, a distribuidora não recebeu mais chamados para atendimento no bairro.
A distribuidora disse, ainda, que sucessivos e fortes eventos climáticos têm atingido a sua área de concessão desde sexta-feira (3). No fim da tarde da última terça-feira (7), uma chuva intensa impactou novamente o fornecimento de energia em algumas regiões, provocando quedas de árvores e lançando objetos sobre a rede elétrica. As localidades mais afetadas pelos últimos eventos foram Macaé, Niterói, Campos, Lagos, São Gonçalo e Serrana.
A Enel Rio ressaltou ainda que as ocorrências ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 759 decorrentes de árvores tombadas e galhos e 352 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 88 postes da rede da companhia. Diante desse cenário, a Enel Rio montou uma operação especial, aumentando em até 6 vezes o número de equipe de campo em diferentes áreas da empresa, com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados no menor tempo possível.