O aumento de casos de covid-19 tem preocupado a população, já que Petrópolis registrou 222 novos casos da doença em apenas 16 dias. O número se aproxima de setembro, que teve 291 casos confirmados, e de outubro, com 401 confirmados.
Apesar disso, o município registrou apenas um óbito este mês. Em outubro, não houve mortes; em setembro, três óbitos foram confirmados. Além disso, nove pessoas estão internadas em leitos clínicos – cinco no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, duas no Hospital Santa Teresa, uma no Hospital Alcides Carneira e a outra no Hospital Unimed. Não há nenhum paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Comitê Científico
O Comitê Científico de Petrópolis se reunirá nesta quinta-feira (17) para avaliar o quadro epidemiológico do município. Diante da nova variante do coronavírus, a BQ.1, identificada no Rio de Janeiro, o Comitê pode acabar definindo o retorno do uso de máscara em locais fechados.
Testagem no município
Dois pontos de testagem 24 horas para a covid-19 foram implantados nas áreas externas da UPA Centro (no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp) e da UPA Cascatinha nesta segunda-feira (14). Os pacientes atendidos nestas unidades que apresentarem sintomas gripais, primeiramente, realizarão o teste rápido de antígeno (swab) nestes pontos. Aqueles que testarem positivo serão atendidos em consultórios exclusivos dentro das unidades, sem contato com os demais.
Petrópolis vai receber doses do imunizante para bebês
Segundo informações da Secretaria de Saúde, Petrópolis irá receber 410 doses da vacina contra covid-19 para bebês de seis meses a menores de três anos com comorbidades. A data do recebimento ainda não foi confirmada pela pasta, mas é esperado que elas cheguem até o fim desta semana.
As equipes da Divisão de Imunização começaram a receber o treinamento nesta quarta-feira (16), nos postos de saúde. Os profissionais irão atender de forma volante, em uma das sete salas de imunização destinadas à covid-19, mediante agendamento.
Casos de covid-19 no Rio de Janeiro aumentam 430% em uma semana
No Rio de Janeiro, entre a primeira e a segunda semanas de novembro, houve um aumento expressivo nos casos confirmados de covid-19, passando de 4.368 na semana epidemiológica 44 (de 30 de outubro a 5 de novembro) para 18.799 na semana 45 (entre 6 e 12 de novembro). O que representa um aumento de 430%. As informações foram confirmadas hoje (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).