• Aumento de casos de covid gera fila e deixa postos de testagem cheios no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2022 19:57
    Por Jussara Madeira

    Com muitas pessoas apresentando sintomas que podem indicar gripe ou covid-19, os postos de testagem ficaram cheios desde o fim de semana. No sábado (15), a Prefeitura abriu 10 unidades de saúde, em caráter especial, para oferecer testes rápidos de detecção da covid para pessoas com sintomas leves. Das mais de mil pessoas que foram testadas, 40% dos resultados deram positivo.

    No sábado, às 9h da manhã, cerca de 50 pessoas aguardavam na fila para atendimento na UBS Itaipava, um dos 10 locais de referência para a realização de testes. “Cheguei às 9h e eles recusaram me atender porque só tinha duas enfermeiras pra atender todo mundo que já estava lá e não iria dar tempo de atender a todos”, disse uma moradora da região que preferiu não se identificar. 

    As unidades ofereceram o teste rápido de antígeno (SWAB via nasal) que apresenta resultado em aproximadamente 15 minutos. O teste, segundo a Secretaria de Saúde, tem confiabilidade de 90%.

    Dos poucos mais de mil testes realizados somente no sábado, 400 testes – cerca de 40% – tiveram resultado positivo. Em nota à Tribuna, a Secretaria de Saúde reforçou a importância da vacinação, assim como da manutenção de todos os cuidados, como uso de máscaras em locais abertos ou fechados, distanciamento social e lavar as mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel.

    Últimas