• Aumento da pobreza leva Defensoria Pública a recomendar criação de restaurantes populares nos distritos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/10/2021 21:09
    Por Luana Motta

    A promessa foi feita pelo governador Cláudio Castro em junho deste ano: Petrópolis deve ganhar mais um Restaurante Popular. Mas passados quase quatro meses, sem previsão de sair do papel e o  aumento no número de famílias em risco alimentar no município, levou o 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública a acionar o Governo Interno para que seja feita a criação de restaurantes populares nos distritos. 

    Segundo dados da Defensoria, Petrópolis tem, hoje, 245 pessoas vivendo em situação de rua. Além disso, a situação de pandemia aumentou o número de desempregados e levou famílias para uma situação de extrema pobreza. Hoje, o único restaurante popular do município fica no Centro. O que torna o acesso quase impossível às pessoas que moram nos distritos. 

    “As refeições oferecidas pelos restaurantes populares, em muitos casos, são a única alimentação balanceada que grande parte dos munícipes carentes têm acesso durante todo o dia, ensejando a indispensabilidade da ampliação do seu fornecimento e a necessidade de que seja devidamente planejada por nutricionistas credenciados”, diz um trecho da recomendação, assinada pelas defensoras Renata Duarte Pereira Freire e Silva e Luciana de Almeida Lemos.

    No documento, as defensoras pedem que o Governo Interino crie novos restaurantes populares em cada um dos cinco distritos; que os restaurantes passem a oferecer todas as refeições em horários distribuídos ao longo do dia; que os cardápios sejam elaborados por um profissional nutricionista; assim como as instalações ofereçam instrumentos adequados para receber os usuários e sejam respeitadas as medidas sanitárias em relação a pandemia de covid-19. 

    Promessa do Estado depende da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

    No dia 15 de junho, durante uma reunião entre o prefeito interino Hingo Hammes e o governador Cláudio Castro, foi feita a promessa de implantação de mais um restaurante popular em Petrópolis. A novidade chegou a ser anunciada pelo prefeito interino em seu perfil do instagram. “Na Assistência Social, outra boa notícia: Petrópolis terá um segundo Restaurante Popular, para atender a população dos distritos. A ideia é que seja um espaço como o já existente no município, que vai oferecer de 500 a 1000 refeições por dia a preços populares”, diz um trecho da postagem publicada no dia 15 de junho.

    Nesta segunda-feira(04), questionada sobre os detalhes do projeto e previsão de construção, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos respondeu apenas que o local para instalação está sendo feito em diálogo com a Prefeitura. A pasta tem como secretário Matheus Quintal, que foi candidato a prefeito de Petrópolis nas eleições de 2020 e que fez a indicação do atual secretário de Assistência Social do Município, Hugo da Costa Bento. 

    A Tribuna questionou o governo interino sobre a recomendação da Defensoria e sobre a instalação do Restaurante firmado com o Estado, e aguardamos resposta. 

    Últimas