Aumento da passagem de ônibus em Petrópolis pode ser suspenso após decisão da Justiça
Em audiência pública especial realizada na tarde desta quarta-feira (2), o Juiz Jorge Luiz Martins Alves, da 4ª Vara Cível, analisou uma possível suspensão do aumento da passagem de ônibus em Petrópolis para R$ 5,30. Com isso, a tarifa pode voltar ao valor anterior assim que a decisão for tomada pelo Juiz e comunicada à Prefeitura, algo que deve ocorrer entre esta noite e a manhã de quinta-feira (3).
Ainda segundo o Juiz, uma nova reunião do Comutran deve ser realizada com os membros eleitos no último fim de semana para que haja outra análise sobre um possível aumento.
A audiência, que teve duração de cerca de quatro horas, teve início com o vereador Hingo Hammes falando sobre os pontos que fizeram o pedido liminar ser realizado, entre eles, a falta de debate sobre a planilha do Setranspetro e a inconsistência de alguns itens da planilha.
O Procurador-Geral do Município de Petrópolis, Miguel Barreto, negou qualquer tipo de ilegitimidade na participação dos conselheiros na votação do dia 11 de julho, citando que a extensão dos mandatos por 60 dias havia sido aprovada no dia 30 de maio, além de esclarecer outras questões do ponto de vista da CPTrans, assim como Thiago Damaceno, presidente da companhia, e Alexandre Lima, controlador de operação.
Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro, afirmou que o processo ocorreu de forma transparente e que dúvidas e discussões técnicas aprofundadas precisam ser analisadas por técnicos específicos que tenham vasto e amplo conhecimento do assunto. Também reiterou que o aumento é importante para evitar desequilíbrio econômico-financeiro nos contratos, gerando déficit no cumprimento diário do serviço prestado a população, podendo provocar falhas.
Além das citadas, outras autoridades estiveram presentes na reunião, como os vereadores Eduardo do Blog, Gilda Beatriz, Júlia Casamasso, Léo França, Júnior Coruja e Domingos Galante.