• Aumenta o desemprego no comércio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/06/2016 11:15

    Petrópolis continua perdendo empregos em 2016. Dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o comércio foi o que mais demitiu no município em abril. Só em abril, 147 pessoas perderam o emprego no setor. O comércio é uma das áreas que mais emprega em Petrópolis: são 17.614 pessoas, distribuí- das em 4.922 estabelecimentos. Apesar disso, o setor está na expectativa de que a situação mude nos próximos meses, uma vez que, no inverno, é esperado aumento das vendas.

    Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), informou que o número é preocupante. Para ele, os dados refletem a conjuntura econômica que o país enfrenta. “Estamos em um momento muito difícil e, em abril, quando os dados do Caged foram atualizados, ainda estávamos na expectativa do impeachment. Acredito que, com a nova equipe de governo, com as novas medidas que deverão ser tomadas, seja possível mudar esse quadro”, disse, acrescentando que a expectativa é positiva ainda para este semestre.

    Prova disso é que as vendas já começaram a melhorar no mês de maio. Quem comemorou o resultado foi a vendedora Ana Beatriz Simão, que trabalha em uma loja de calçados na Rua do Imperador. Ela disse que, embora o movimento este ano, de uma maneira geral, esteja menor do que no ano passado, o mês de maio surpreendeu em volume de vendas. Ana destacou o fim de semana do feriado prolongado, que atraiu, inclusive, clientes de outros estados como São Paulo e Minas Gerais. “A cidade estava bem cheia e acabou repercutindo em um bom movimento de vendas para o comércio”, comentou.

    Fiorini disse que o feriado, de fato, ajudou a movimentar o setor. “As vendas estão melhorando gradativamente com a chegada do frio. Ainda que estejamos trabalhando com volume de vendas bem abaixo dos anos anteriores, durante os meses de inverno o movimento sempre é melhor”, finalizou.

    Últimas