• Aulas presenciais podem voltar apenas depois do Carnaval

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2022 02:49

    Tem uma proposta que a prefeitura estuda de só retornar com as aulas presenciais para 41 mil alunos de 184 unidades públicas após o Carnaval. A ideia inicial já ventilada é deixar do dia 07 para o dia 14 de fevereiro. Porém, se esta data for seguida, as escolas ficariam apenas 10 dias abertas até a chegada do Carnaval e fechariam de novo para só regressar no dia 03 de março.  Porque a folia foi adiada, mas o feriado permanece.

    Cartão ou merenda

    Pesa, no entanto, a falta do cartão Merenda Certa, suspenso pela prefeitura este mês em função da volta das aulas presenciais e a alimentação nas escolas.  Sem cartão e sem merenda nas escolas, a gestão Rubens Bomtempo é capaz de apanhar bastante.  Por outro lado, o governo não quer dar o braço a torcer e retornar com um benefício criado por Bernardo Rossi. É uma sinuca de bico.

    Anota, aí!

    Achamos que os vereadores que são a favor da manutenção do cartão Merenda Certa não entenderam bem a lei que instituiu o programa de segurança alimentar dos alunos. Ao contrário do que o governo Bomtempo alega de que o cartão só pode ser oferecido na ausência de aulas presenciais, a Lei 8.125/21 aprovada pelos próprios vereadores diz que o governo pode atuar com “merenda nas escolas, cestas básicas, kits de alimentos ou o cartão”. E mais: não apenas na suspensão de aulas presenciais como em ensino remoto ou híbrido.  Estão perdendo tempo pedindo gentilmente a volta do Cartão ao governo ou fazendo abaixo-assinado. Basta entrar na justiça para que a lei seja cumprida.

    Canarinhos

    Termina hoje o prazo de inscrição para o curso de aprendizes do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Inteiramente gratuito, o curso, que é parte do projeto ‘Ponto de Cultura Aprendiz de Canarinho’, tem um ano de duração e é destinado a meninos e meninas entre oito e nove anos que sonham em crescer em contato com a música nos corais do Instituto. Não é necessária experiência musical.

    Canarinhos, coro reconhecido internacionalmente, com inscrições abertas ate hoje no programa de aprendizes.

    Fazendo as malas

    É tanto mutirão que o vereador Marcelo Chitão participa nos finais de semana que a gente suspeita que ele vá se mudar para Colatina.

    Castro salvando

    Até que enfim seguiram o conselho dos Partisans e ‘pegaram a visão’.  Ao invés de ficar reclamando nas redes sociais da demissão de professores de Educação Física na gestão Bomtempo e o fim do “Agita Petrópolis”, o ex-interino Hingo Hammes e cia foram a Claudio Castro pedir que o estado assumisse o projeto que reúne duas mil pessoas na cidade. E ele deu ok.

    Fura-olho

    Mas, nem tudo é perfeito. Antes mesmo de Hingo Hammes ir às redes sociais anunciar seu ‘feito’ (que também não foi só dele), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Matheus Quintal, saiu na frente e gravou vídeo divulgando a ação sem sequer mencionar HH. E olha que o interino queimou bastante o filme dando uma secretaria todinha para Quintal quando assumiu a prefeitura…

    Brechó

    A Eco Brechó Park, considerada a maior feira do gênero no Estado, acontece neste primeiro final de semana de fevereiro na Rua Ipiranga, 846, casarão que abre suas portas gratuitamente para o evento. Os organizadores prometem muita moda, gastronomia e música entre sexta a domingo, de 9h às 20h. E o espaço ainda é pet friendly.

    Parque de diversão para quem quer economizar e ajudar a preservar o planeta com reaproveitamento de produtos, o Eco Brechó Park é a reunião dos melhores brechós da cidade em um mesmo ambiente. É só chegar e garimpar.

    Mas já?

    Existe um ser com vida própria na Educação chamado de ‘a rede’. É o coletivo de professores, diretores, administrativos, enfim, de todos os funcionários públicos do setor.  Praticamente uma entidade. E ‘a rede’ já tem implicância com a nova secretária, Adriana de Paula.

    Transformando vidas

    Após o recesso de fim de ano, o projeto Transformando Vidas Pelo Esporte já está de volta. Realizado pela Liga Petropolitana de Desportos, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Rio, ele acontece em 10 comunidades, um total de 600 crianças dos seis aos 17 anos.

    Atraso

    E a obra da nova ala do setor de psiquiatria do Hospital Nelson de Sá Earp parou.  A obra começou em outubro, com valor de R$ 220 mil e previsão de ser concluída em cinco meses.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas