• Aulas presenciais no Colégio Ipiranga são suspensas após denúncia de covid; outras 10 escolas estão com as atividades parcialmente ou completamente paralisadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2021 11:25
    Por Janaina do Carmo

    Uma denúncia de covid-19 em uma funcionária levou a Secretaria de Saúde a suspender as aulas presenciais no Colégio Ipiranga (unidade da Rua da Imperatriz, no Centro da Cidade). De acordo com a secretaria, a escola não comunicou a suspeita de covid à Coordenação de Vigilância Epidemiológica, contrariando o que estabelece o Plano de Retorno das atividades presenciais do município.

    As aulas presenciais devem ficar suspensas por pelo menos 15 dias no colégio a partir desta quarta-feira (11). Além do Ipiranga, o Colégio Koeler também teve as atividades presenciais devido a caso de covid entre os funcionários. Segundo a secretaria, a escola cumpriu os trâmites previstos no Plano de Retorno e comunicou oficialmente o caso à Vigilância Epidemiológica.

    Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, outras nove escolas particulares estão com as aulas presenciais parcialmente suspensas devido a casos de covid-19 dentro do ambiente escolar. São elas: Bom Jesus Menino Jesus, Bom Jesus São José, Chapeuzinho Vermelho, Aplicação, Seminário Diocesano, Área Bambini, Santa Isabel, Alaor e São Tomás de Aquino.

    Em nota, a Secretaria de Educação informou que “seguindo as determinações do Plano de Retorno das atividades presenciais, os casos suspeitos ou confirmados de covid no ambiente escolar – funcionários e alunos – devem ser comunicados oficialmente à Coordenação de Vigilância Epidemiológica, através do telefone 2246-6797. É a Vigilância quem vai orientar qual trâmite deve ser adotado pela instituição de ensino, avaliando cada caso. A escola também deve informar à Secretaria de Educação através do email: noticaeduccovidpetropolis@gmail.com”.

    As aulas neste segundo semestre começaram no dia três de agosto de forma híbrida (com conteúdo online e presencial). E desde terça-feira (10) as escolas particulares estão autorizadas a terem aulas presenciais integralmente, devendo obedecer o distanciamento, de pelo menos um metro, entre os alunos dentro das salas de aula.

    As aulas na rede estadual também retornaram no fim de julho após autorização do Governo do Estado. Já as unidades da rede municipal permanecem com as atividades remotas. A previsão é que as atividades presenciais tenham início no dia 24 de agosto. Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Petrópolis irá divulgar o calendário de retorno presencial da rede municipal.

    Os colégios em Petrópolis, tanto públicos quanto particulares, só podem funcionar de forma presencial após obterem o Selo Escola Segura, que é concedido após vistoria na unidade e o cumprimento de todas as normas sanitárias previstas neste momento de pandemia.

    Últimas