• Aulas na UERJ, campus Petrópolis, devem começar dia 17

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/04/2017 19:30

    Após quatro meses paradas as aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) têm previsão para retornar na próxima segunda-feira, dia 17. No Estado os alunos da faculdade voltaram a frequentar as unidades de ensino hoje (10). Mas como o campus de Petrópolis precisou ser transferido para um novo endereço, um imóvel localizado na Avenida Ipiranga, n°544, algumas intervenções estão sendo realizadas antes da mudança, segundo o coordenador regional Freddy Van Camp. Por isso a diferença de datas no início das aulas.

    Ainda segundo ele, em Petrópolis frequentam assiduamente a faculdade 36 alunos, mas 50 novos estudantes passaram no vestibular para o curso de engenharia oferecido pela instituição. As matrículas também começam na próxima semana. Já as aulas perdidas durante o tempo que a unidade ficou sem funcionar serão repostas conforme calendário, que ainda não foi divulgado pela Uerj. 

    Entenda o caso

    O campus da UERJ em Petrópolis abriu em 2016, na Casa do Barão do Rio Branco, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O prédio principal do espaço, segundo laudo de empresa contratada pela própria universidade, apresenta problemas estruturais. A Defesa Civil já vistoriou o local, a pedido do Ministério Público e da 4ª Vara Cível de Petrópolis, e também constatou riscos. Apesar disso, a universidade manteve as aulas em um prédio anexo. 

    No fim do ano passado, o juiz Jorge Martins, da 4ª Vara Cível, determinou a transferência do campus para outro endereço e a realização de obras na Casa do Barão do Rio Branco. Na época, o município apresentou como opção a utilização da Casa Visconde de Mauá, próxima do atual campus. A UERJ também citou outro imóvel do município – o prédio onde funciona atualmente a secretária de educação, no Centro de Capacitação Frei Memória, na Rua da Imperatriz, nº 193. Logo depois, no entanto, a universidade conseguiu suspender os efeitos da sentença, acabando com a obrigatoriedade (ao menos judicial) de fechar o campus. 

    Nova sede 

    Diante do impasse foi decidido no início de abril que a faculdade funcionará em um imóvel localizado na Avenida Ipiranga, n°544, com aluguel mensal de R$ 18 mi. Segundo o município diversos imóveis foram disponibilizados para a universidade, como: o Ciep Santos Dumont, mas, a faculdade considerou o espaço grande demais; e a Casa Barão de Mauá, que juridicamente não foi possível ser disponibilizada, os motivos jurídicos não foram divulgados pelo município.

    Últimas