Aulas na UERJ, campus Petrópolis, devem começar dia 17
Após quatro meses paradas as aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) têm previsão para retornar na próxima segunda-feira, dia 17. No Estado os alunos da faculdade voltaram a frequentar as unidades de ensino hoje (10). Mas como o campus de Petrópolis precisou ser transferido para um novo endereço, um imóvel localizado na Avenida Ipiranga, n°544, algumas intervenções estão sendo realizadas antes da mudança, segundo o coordenador regional Freddy Van Camp. Por isso a diferença de datas no início das aulas.
Ainda segundo ele, em Petrópolis frequentam assiduamente a faculdade 36 alunos, mas 50 novos estudantes passaram no vestibular para o curso de engenharia oferecido pela instituição. As matrículas também começam na próxima semana. Já as aulas perdidas durante o tempo que a unidade ficou sem funcionar serão repostas conforme calendário, que ainda não foi divulgado pela Uerj.
Entenda o caso
O campus da UERJ em Petrópolis abriu em 2016, na Casa do Barão do Rio Branco, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O prédio principal do espaço, segundo laudo de empresa contratada pela própria universidade, apresenta problemas estruturais. A Defesa Civil já vistoriou o local, a pedido do Ministério Público e da 4ª Vara Cível de Petrópolis, e também constatou riscos. Apesar disso, a universidade manteve as aulas em um prédio anexo.
No fim do ano passado, o juiz Jorge Martins, da 4ª Vara Cível, determinou a transferência do campus para outro endereço e a realização de obras na Casa do Barão do Rio Branco. Na época, o município apresentou como opção a utilização da Casa Visconde de Mauá, próxima do atual campus. A UERJ também citou outro imóvel do município – o prédio onde funciona atualmente a secretária de educação, no Centro de Capacitação Frei Memória, na Rua da Imperatriz, nº 193. Logo depois, no entanto, a universidade conseguiu suspender os efeitos da sentença, acabando com a obrigatoriedade (ao menos judicial) de fechar o campus.
Nova sede
Diante do impasse foi decidido no início de abril que a faculdade funcionará em um imóvel localizado na Avenida Ipiranga, n°544, com aluguel mensal de R$ 18 mi. Segundo o município diversos imóveis foram disponibilizados para a universidade, como: o Ciep Santos Dumont, mas, a faculdade considerou o espaço grande demais; e a Casa Barão de Mauá, que juridicamente não foi possível ser disponibilizada, os motivos jurídicos não foram divulgados pelo município.