Aulas gratuitas de judô para alunos da rede municipal seguem com vagas abertas
As aulas gratuitas de judô para alunos matriculados em escolas da rede municipal de Educação seguem com vagas abertas. As aulas acontecem Centro de Cultura Raul de Leoni, todas as quartas e sextas-feiras, de 9 às 11h. Crianças de 8 a 13 anos podem participar. As inscrições podem ser feitas das 8 às 16h na secretaria da Casa da Educação que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03. Os documentos necessários para renovação são: cópia da certidão do nascimento, cópia do comprovante de residência, declaração escolar, cópia da identidade do responsável e uma foto 3×4.
A atividade consolida uma parceria entre a Casa da Educação e a Superintendência de Esportes e Lazer do Instituto Municipal de Cultura e Esporte. As aulas são acompanhadas por um professor de educação física, que utiliza tatames, colchonetes e kimonos.
“Com mais essa ação em conjunto da prefeitura, os alunos ganham mais oportunidades para a prática de atividade física", explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando os benefícios da prática da modalidade.
“O judô contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Estimula também o pensamento tático, já que a velocidade do esporte obriga a criança a tomar decisões rápidas e decisivas em diferentes situações que seu oponente a coloca”, explica.
A secretária de Educação interina, Samea Ázara, destaca a importância do acompanhamento do aluno por um professor capacitado e lembra que, inscrita nas aulas, a criança preenche as atividades do dia a dia.
"O esporte é mais um instrumento de desenvolvimento integral do aluno como cidadão. Por isso essa parceria é tão importante. Ajuda a lidar com as necessidades, expectativas, respeito e diferenças, qualificando o relacionamento com o outro", disse Samea.
A Casa da Educação oferece hoje mais de 200 vagas de ballet. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone 2246-8661. "A proposta da prefeitura é oferecer mais atividades de forma gratuita para a população. No ano passado, por exemplo, foram mais de cinco mil pessoas atendidas dentro do Agita Petrópolis e nossa meta é aumentar a quantidade de pessoas beneficiadas", completa Hingo.