• Ano letivo tem início, mas, sem material atualizado, aulas ainda não começaram

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2021 15:42
    Por Janaína do Carmo

    Cerca de 41 mil alunos da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira (8), o ano letivo de 2021, porém as aulas efetivamente não aconteceram. A plataforma digital – Educa em Casa – disponibilizada pela Prefeitura de Petrópolis – não tinha material atualizado para os estudantes.

    “Hoje (segunda), pela rede social da escola soube que teria aula ao vivo pelo zoom e que o link seria enviado pelo WhatsApp, mas dada a hora da aula, o formato mudou. Estão fazendo apenas troca de mensagem por WhatsApp para conhecer os alunos”, contou a mãe de aluno da rede municipal de ensino.

    Ela explicou que não houve nenhum contato da escola para informar sobre o início das aulas, que tentou acessar a plataforma com o filho, mas encontrou o mesmo desatualizado. “Hoje vai ter uma reunião com os pais, supostamente pelo Zoom. Acredito que devam passar mais informações. Não sei de livro e nem de orientação pedagógica da escola. Sei que a escola tem ótimos índices, mas fico temerosa”, comentou a mãe.

    O pai de um aluno também estava ansioso para o retorno das aulas, mas logo veio a frustração. “Estávamos ansiosos pelo retorno das aulas. Sabíamos que seria à distância em virtude da pandemia e fomos adicionados junto ao nosso filho no grupo de WhatsApp. Até então, tudo correu como esperado. Contudo, veio a primeira frustração com o seguinte comunicado: “Este mês as aulas serão por esse grupo! A plataforma está sofrendo alterações!”. Ou seja: a Prefeitura não atualizou a plataforma para retorno das aulas, entramos no site e realmente os últimos conteúdos são do ano letivo de 2020. O sentimento é de tristeza, pois acreditávamos que aconteceria aula pela plataforma, reconhecemos o esforço das professoras que ao que parece estão trabalhando sem estrutura e queremos um maior cuidado com nossos filhos, pois a educação deles é tudo e eles são nosso futuro.

    A equipe da Tribuna entrou no link da plataforma Educa em Casa, no site da Prefeitura, mas não encontrou material didático atualizado para os alunos nem da Educação Básica nem do Ensino Médio. O conteúdo disponibilizado no site ainda é de 2020.

    Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura enviou nota confirmando o início do ano letivo por meio do ensino remoto e que as aulas aconteceriam por meio da plataforma Educa em Casa.

    A plataforma foi criada no ano passado, quando a Prefeitura suspendeu as aulas presenciais devido a pandemia da covid-19. Desde então as aulas são online. Já os alunos que não tem acesso à internet vão até a escola pegar o material, com data e hora estipulados pela unidade.

    Procurada, a Prefeitura respondeu que cada escola está fazendo o contato e acolhimento dos alunos, direcionando as atividades que deverão ser feitas nesse início de ano letivo. De acordo com a Secretaria de Educação, todas as orientações para as equipes gestoras foram repassadas durante reunião remota e por intermédio de ofícios. Em fevereiro a orientação é que os alunos continuem usando as atividades colocadas na plataforma como ambientação e revisão de conteúdo. Mas as escolas podem usar outros meios de interação para compor seus atendimentos. A Prefeitura destacou que, em março, a plataforma terá novo formato, com mais interação entre alunos e professores. Em caso de dúvidas os pais devem entrar em contato com a equipe da gestão da unidade escolar. A secretaria de Educação também solicita que os pais ou responsáveis informem à Inspeção Escolar caso a escola ainda não tenha entrado em contato com os estudantes. Os responsáveis pelos alunos podem tirar suas dúvidas pelo telefone da inspeção escolar: 2246-8675

    Últimas