• Audiência pública sobre inclusão escolar é adiada por falta de representantes da Prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2023 19:01
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma audiência pública organizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal que iria discutir os desafios da inclusão escolar em Petrópolis teve que ser adiada por conta da ausência de representantes do Governo Municipal. O encontro, que estava marcado para a última terça-feira (30), iria debater as demandas existentes na rede de ensino em relação à aplicação da legislação que garante às pessoas com deficiência uma educação inclusiva e o respeito sobre as necessidades educacionais especiais.

    Segundo um requerimento de informação enviado à Secretaria de Educação, existem 1586 alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino, sendo 695 com Transtorno do Espectro Autista com laudo médico e apenas 210 mediadores exclusivos.

    O encontro visava debater pontos como a capacitação teórica e prática sobre educação inclusiva dos professores e dos demais profissionais de educação, implantação de salas de recurso em todas as unidades educacionais, falta de mediadores e cuidadores, estruturação das escolas com equipamentos básicos para acolhimento dos alunos com deficiência, acessibilidade nas escolas, tratamento oferecido aos alunos com TDAH e outros transtornos e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada – ABA como sistema de inclusão escolar para os alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista.

    A audiência pública será remarcada e ainda não tem data definida.

    A Prefeitura de Petrópolis foi questionada sobre o motivo da ausência de representantes, mas não respondeu sobre o caso.

    Últimas