Audiência Pública irá debater a inclusão de Petrópolis na Região Metropolitana do Rio
Desde junho deste ano, técnicos de entidades parceiras vêm trabalhando em conjunto para desenvolver um planejamento estratégico
A Quanta Consultoria, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis e o Instituto Rio Metrópole, realizará, no dia 15 de setembro, às 16h, uma Audiência Pública para apresentar à comunidade o planejamento para a inclusão de Petrópolis no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ).
Na ocasião, serão debatidos, com os representantes da sociedade, os documentos elaborados pela equipe técnica da Quanta Consultoria, responsável pelo desenvolvimento do PEDUI/RMRJ. Os documentos estão disponíveis no link www.irm.rj.gov.br/audiencia.html.
A audiência acontecerá de forma híbrida, na Casa dos Conselhos de Petrópolis, ou através de link que será disponibilizado por e-mail no momento da inscrição pelo sítio eletrônico www.irm.rj.gov.br/audiencia.html. A Casa dos Conselhos de Petrópolis fica na Avenida Koeller, 260 – Centro – Petrópolis.
Até o momento, por volta de 25 reuniões, entre grupos de discussão e oficinas de mobilização e integração, já foram realizadas, presenciais e à distância, apresentando o passo a passo de tudo o que vem sendo desenvolvido pela equipe técnica para a inclusão de Petrópolis no PEDUI/RMRJ. Mais de 60 pessoas participaram dos eventos e puderam conhecer mais sobre o processo e dar contribuições. A estimativa é que, até o produto final, mais duas reuniões sejam realizadas entre a equipe técnica e os moradores de Petrópolis, sendo uma oficina de integração e um seminário final.
O PEDUI/RMRJ
Em junho de 2018, durante a Conferência Metropolitana, realizada em Niterói, foi entregue o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ). A iniciativa do Governo do Estado levou à criação de um documento com cenários, estratégias e instrumentos que serviriam para orientar futuras decisões governamentais.
Em dezembro do mesmo ano, foi aprovada a lei que estabeleceu uma nova governança à Região Metropolitana, com a criação do Instituto Rio Metrópole (IRM), e alterou sua formação ao incluir o município de Petrópolis. Nos anos subsequentes, toda a gestão metropolitana foi estruturada e agora estão tendo início os trabalhos de inclusão da cidade serrana ao PEDUI/RMRJ.
O trabalho de inclusão de Petrópolis no PEDUI/RMRJ foi iniciado no dia 22 de junho, durante um evento no Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis que contou com a presença de representantes do Instituto Rio Metrópole (IRM), técnicos da Quanta Consultoria e representantes da sociedade e da Prefeitura de Petrópolis.