Audiência pública discute prevenção a acidentes de trânsito
Com objetivo de discutir formas de prevenção aos acidentes de carros e com motos na cidade, a Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira (26), às 18h, uma audiência pública com o tema “Prevenção de acidentes – Urgência e Emergência”. A proposta do encontro surgiu de um debate entre os vereadores e pela provocação do vereador Reinaldo Meirelles (PP) sobre a possibilidade de utilizar recursos da Saúde, destinado à prevenção de acidentes, para reativação dos radares.
A iniciativa da audiência é do vereador Silmar Fortes que aceitou o desafio de debater o tema, pois durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde realizou algumas discussões sobre o alto custo para atendimento das vítimas de acidentes. Silmar Fortes defende ações de promoção da saúde e de prevenção, não apenas contra doenças, mas também de acidentes.
Apesar dos dados apresentarem uma redução de 14,1% no número de vítimas de acidentes de trânsito no período de janeiro a junho de 2018, comparado ao mesmo período do ano passado, a preocupação é que, o custo com uma vítima de acidente é sempre maior. Além disto, a maioria, principalmente com motos, deixa sequelas. O objetivo é desenvolver um trabalho que reduza ainda mais o número de acidentes na cidade.
Alguns vereadores, entre eles Meirelles e Antônio Brito (PRB) defendem medidas de segurança a serem instaladas nas vias da cidade,impedindo que veículos caiam dentro do rio. O vereador Brito chegou a afirmar que, se houvesse proteção nas margens dos rios, alguns acidentes com vítimas fatais não aconteceriam, lembrando que alguns carros caíram dentro do rio porque o motorista passou mal ou perdeu o controle do veículo.