• Atleta petropolitano faz campanha para participar de campeonatos de judô

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/08/2022 17:47
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Matheus Domingues Moreira, de 17 anos, tem síndrome de down e pratica judô desde quando tinha oito anos. Em toda a história no esporte, o judoca já participou de mais de 45 competições e em todas esteve no pódio. Por causa da pandemia, Matheus deu uma pausa nos treinos e voltou às competições oficiais em julho deste ano. Para arcar com os custos dos campeonatos da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), a família está fazendo uma campanha. Os maiores custos são os campeonatos de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, onde o judoca tem a necessidade de translado, hospedagens e alimentação.

    A família conseguiu uma parceria com uma empresa no mercado de esporte que doou duas mesas de tênis de mesa. Para arrecadar o suficiente para as competições deste ano, haverá um sorteio no próximo dia 17 de agosto através das redes sociais. Cada rifa custa R$25.

    História

    O judoca é filiado a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e prova que vencer desafios é uma questão de força de vontade e de muito incentivo. Seu maior desafio foi quando, ainda bebê, recebeu um diagnóstico com uma válvula do coração que não se fechou sozinha e necessitaria de uma intervenção cirúrgica realizada em abril de 2006. A família atribuiu o sucesso da cirurgia a Deus que reservou a ele uma das melhores equipes médicas e todo o problema foi resolvido.

    Após a cirurgia, Matheus passou por sessões de fisioterapia e, após um tempo, iniciou a prática esportiva na natação. Antes de embarcar no judô, o atleta também chegou a fazer aulas de futebol, esporte pelo qual é apaixonado, por isso se tornou torcedor do Fluminense e do Barcelona. Porém, a experiência no futebol foi desastrosa porque Matheus não conseguiu se desenvolver por conta de preconceito de alunos e pais.

    Foi neste momento que o petropolitano percebeu seu interesse pelo judô porque via os irmãos mais velhos falando da luta em casa. E ao testar o esporte, ele se adaptou muito rápido e foi muito bem recebido por todos.

    Matheus começou a praticar o judô aos oito anos. Sua estreia nas competições oficiais foi na 1° Etapa do Judô para Todos no Rio de Janeiro – Troféu Breno Viola em 15 de junho de 2014. Desde lá vem se destacando em mais de 20 competições em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Foto: Arquivo Facebook/Matheus Judoca

    Matheus foi alfabetizado há dois anos e toda sua família se orgulha muito disso. “Saber que ele pode consumir informação dá uma tranquilidade para gente”, afirmou a mãe, Valéria Moreira. Atualmente, ele cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Fábrica do Saber, onde acompanha uma turma regular.

    A mãe foi a grande incentivadora na parte educacional se esforçando ao máximo para a alfabetização do Matheus para que com isso ele pudesse adquirir conhecimentos e uma melhor qualidade de vida. O pai, André Moreira, sonha em dar uma oportunidade de vida ao Matheus através do esporte. “Ele ama o Judô a ponto de acordar e perguntar se é dia de treino, nas competições se concentra no que vai fazer, leva a sério mesmo. Embora respeite, não gosta da derrota e se cobra por ela”, afirma André.

    Rotina de treinos

    O pai conta que os treinos do Matheus acontecem todas terças e quintas de 17h30, às 19h, no CT DVJJ com o Sensei Ronaldo da Lua, no Cascatinha. O treino do Matheus é adaptado para as regras da ABJI que preserva a integridade física dos atletas. André explica que para o exame de faixas do judô, Matheus aprende e executa todos os golpes solicitados.

    Como ajudar?

    Para adquirir uma rifa do sorteio das mesas de tênis, basta ler o QR Code ou fazer um Pix de R$25 para o CPF 125.169.337-70 ou pelo e-mail matheusjudocaespecial@gmail.com. O lançamento do nome do comprador será feito através do extrato bancário pelo nome do depositante. O sorteio será feito em local público e com transmissão ao vivo pelo Instagram do Matheus.

    Últimas