
Adepto da modalidade há quatro anos, o atleta petropolitano Iago Pereira foi convocado para o Campeonato Mundial de Powerlifting (levantamento de peso básico), que será realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Iago conta que a oportunidade de participar do campeonato surgiu após uma etapa classificatória para a competição, no Arnold Sports Festival South America – considerado o maior evento multiesportivo, de nutrição, saúde, bem-estar, fitness e negócios da América do Sul – que aconteceu em abril deste ano, em São Paulo. “Competi na modalidade Supino Raw e venci, fazendo uma carga de 192,5 kg, com um peso corporal de 96,4 kg”, explicou.

Ele ressalta ainda sua expectativa para o Campeonato Mundial. “Minha expectativa é sempre a mesma: fazer o meu 100%, independente de quais adversários eu tenha. É o que meu esporte exige, meu 100%, trabalho duro, dedicação e vontade”.
No esporte desde os 16 anos, Iago passou a se dedicar exclusivamente ao Powerlifting há quatro anos. O interesse surgiu durante seus treinos de musculação, onde começou a perceber seu gosto pelo levantamento de peso.
“Então decidi pesquisar sobre alguns esportes que envolviam força física. E a partir daí gostei do Powerlifting, comecei a pesquisar e me interessar cada vez mais. Busquei um treinador na época, que foi um grande amigo e incentivador, e viu potencial em mim, o professor João Freitas”, relembra.
Títulos na carreira
Desde então, Iago já conquistou títulos de destaque na modalidade: foi campeão do Desafio Serrano de Deadlift; campeão Carioca de Powerlifting; campeão Estadual de Supino; campeão do Arnold Sports Festival South America; campeão do Victorem Games. Além disso, foi eleito pela Federação de Powerlifting do Rio de Janeiro (FEPERJ) como o 8º melhor atleta geral de todas as categorias do Estado do Rio, em 2024, e foi o 1º colocado do Brasil na pontuação do ranking classificatório para o Campeonato Mundial, na modalidade Supino Raw pela Global Powerlifting Committee (GPC).


Fotos: Arquivo Pessoal
Morador do distrito da Posse, Iago também é estudante do curso de matemática e estagiário na rede municipal de educação. Por conta disso, ele busca apoio para competir. “Estou buscando apoio para competir. Infelizmente o esporte é caro e como estagiário na educação, no momento fica difícil arcar com todos os custos, como passagem, hospedagem… Busco alguém que tenha interesse em apoiar o esporte”, conta o atleta.
Rifa é realizada para ajudar nos custos
Para ajudar nos custos de sua participação na competição, Iago está realizando uma rifa com 150 números disponíveis, no valor de R$ 10. O prêmio para o vencedor será um Pix no valor de R$ 200.
Para participar, basta entrar em contato com Iago através de seu perfil no Instagram @iago.1998, para a escolha do número e para as informações sobre o pagamento. O sorteio será realizado no dia 27 de outubro e toda a renda adquirida será destinada para os custos com a viagem, incluindo hospedagem e alimentação durante o campeonato.
Confira outras notícias sobre Petrópolis e região: