Atleta petropolitana se destaca no Squash e garante vaga no Campeonato Sul-Americano no Equador
A petropolitana Alícia Viana, de 12 anos, tem se destacado no Squash, esporte que será disputado nos próximos Jogos Olímpicos, em 2028. Além disso, a jovem participará do Campeonato Sul-Americano da modalidade, na categoria sub-13, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, em Quito, no Equador.
O pai de Alícia, Carlos Dias, explica que o convite para participar da competição aconteceu após a atleta ter sido campeã na disputa da seletiva, que aconteceu entre os dias 06 e 08 de dezembro do ano passado, em São Caetano do Sul, em São Paulo.
“Ela foi disputar a seletiva em São Paulo, foi campeã e consequentemente conseguiu a vaga para o Sul-Americano. Pelo Brasil ser um país considerado iniciante no esporte, chegaremos como ‘azarão’, mas com possibilidade de medalha pelo potencial dela”, explicou Carlos.
Fotos: Arquivo Pessoal
Praticando o Squash há um ano e meio, sendo seis meses no Rio de Janeiro com o técnico da Seleção Brasileira de Squash, Eduardo Magalhães, a jovem já conquistou títulos importantes no esporte. Em 2024, ela se sagrou campeã carioca de Squash, além de ter sido vice-campeã da Copa do Brasil da modalidade e terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Squash, dentre outros títulos de destaque.
Atualmente, Alícia treina duas vezes na semana com o técnico Eduardo Magalhães, no Rio de Janeiro, e uma vez em Nogueira, onde conheceu o esporte, com o técnico Léo Scarlatelli.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
“Para nós pais, é motivo de muito orgulho [vê-la se destacando]. No começo, era somente uma brincadeira para ela poder se exercitar, mas ela foi se destacando muito, e gostando cada vez mais do esporte. Hoje ela não consegue passar uma semana sem treinar”, disse o pai de Alícia.
O que é o Squash
O Squash é um esporte de raquete praticado entre dois jogadores ou duas duplas em uma quadra fechada. O objetivo é fazer com que o oponente não consiga devolver a bola de forma válida, após ser rebatida nas paredes da quadra. A modalidade exige agilidade, resistência, velocidade e habilidades táticas, sendo um dos esportes mais dinâmicos.