• Atleta petropolitana é campeã do Pan-Americano de Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2023 12:18
    Por Maria Julia Souza

    A atleta petropolitana Maria Eduarda Castro, de 15 anos, conquistou mais um título no Jiu-Jitsu. Após se tornar campeã mundial no mês passado, desta vez a jovem garantiu o primeiro lugar no Pan-Americano de Jiu-Jitsu, que aconteceu no sábado (16), em Deodoro, no Rio de Janeiro. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO). 

    O pai, Rodrigo Castro, conta orgulhoso como foi a participação da filha na competição. “Estou maravilhado. Foi uma competição maravilhosa, ela arrebentou e ganhou todas as lutas que disputou”.

    Para ajudar nos custos da participação de Duda na competição, a família realizou uma vaquinha online, que arrecadou R$ 912. Segundo Rodrigo, com o valor arrecadado, foi possível pagar a inscrição do evento, além da alimentação e do transporte da atleta. No entanto, o valor não foi suficiente para a compra de um novo Kimono. 

    Rodrigo conta que com a quantidade de títulos que a jovem vem recebendo, alguns empresários da cidade procuraram a família. “Temos alguns empresários que estão conversando com a gente para fazer doações de algumas coisas”, explicou. 

    Agora, Maria Eduarda se prepara para o próximo desafio, o Campeonato World Cup 2023, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, na Arena da Juventude Deodoro, no Rio de Janeiro.

    Trajetória de Maria Eduarda no esporte

    Duda ingressou ao mundo esportivo aos quatro anos de idade, através do Projeto Judô Carangola, na comunidade onde mora, no Vale do Carangola. Inicialmente, a atleta praticava somente o judô, mas com a utilização de muita técnica de chão, ela começou a treinar Jiu-Jitsu para aperfeiçoar a parte de imobilização e, após conseguir uma medalha utilizando um golpe deste tipo, ela passou a se dedicar mais a modalidade.

    Atualmente, ela é atleta de judô da equipe Umbra/Vasco da Gama, onde treina há um ano e meio, duas vezes na semana. Já o Jiu-Jitsu, ela pratica três vezes na semana, na academia FSJJ Checkmat, do professor Smith, no Alto da Serra.

    Últimas