• Athletico-PR volta a se concentrar no Brasileirão diante do Avaí

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/09/2022 07:40
    Por Estadão

    Em situações bem diferentes na temporada, Avaí e Athletico se enfrentam neste domingo, às 11h, na sequência da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, no estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), os catarinenses buscam encerrar a má sequência para respirar contra a zona de queda. Já os paranaenses, extasiados com o avanço à final da Copa Libertadores, voltam a se concentrar exclusivamente na competição nacional, ao menos nos próximos jogos.

    O Avaí é o time que há mais tempo não vence na competição: oito jogos. A última vitória foi em 16 de julho, quando superou o Santos, em casa, por 1 a 0. Depois disso, foram cinco derrotas e três empates. Com 24 pontos, está na zona de rebaixamento.

    Por outro lado, o Athletico não poderia chegar mais confiante, já que eliminou o Palmeiras e avançou à final da Libertadores, que será contra o Flamengo. Ganhou em casa por 1 a 0 e empatou em São Paulo por 2 a 2. Como a decisão está prevista para 29 de outubro, o time paranaense volta a se concentrar exclusivamente na competição nacional, porque atuou com os reservas em vários jogos recentes. Mesmo assim, está invicto há três jogos na competição (cinco na temporada), com dois empates e uma vitória, somando 42 pontos, perto do G-4.

    O Avaí não vai ter seu principal jogador para buscar a reabilitação. O atacante Bissoli, que já tem 12 gols no Brasileirão, está fora porque pertence ao Athletico. O lateral-direito Kevin recebeu o terceiro cartão amarelo e também é desfalque. O zagueiro Rafael Vaz segue como dúvida por conta de um desconforto muscular.

    O técnico Eduardo Barroca sabe que o desafio é grande, mas pediu união de todos para manter a confiança no trabalho desenvolvido. “Sabemos o que é a Série A e a nossa responsabilidade. Temos que estar todos juntos, direção, comissão técnica e jogadores. A gente tem mantido um padrão de atuação e não podemos perder a convicção no que construímos até agora. O momento é de ajuste.”

    Felipão não confirmou se vai com o time titular ou reserva. Mas a tendência é mandar a base do time principal, mesmo que decida poupar alguns por conta do desgaste. Nicolás Hernández, suspenso na vitória por 1 a 0 diante do Fluminense, está de volta.

    Em recente entrevista, Felipão destacou que o Athletico buscou se manter perto do G-4 para, assim que possível, ter condições de alcançar os seus concorrentes mais diretos. “Estamos tentando ficar sempre entre os quatro, entre os seis, para que, no momento em que encerrarmos a participação em uma competição, termos a equipe em condições para jogar a outra”, explicou.

    Últimas