• Athletico-PR e Coritiba disputam o clássico em situações opostas no Brasileirão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/05/2023 06:30
    Por Estadão

    De um lado um time que briga para ficar no G-4, onde ficam os quatro primeiros colocados. E, do outro, um time que ainda não venceu e está na zona de rebaixamento. Este é o cenário do clássico paranaense entre Athletico-PR e Coritiba, às 18h30, deste domingo, na Arena da Baixada, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

    Ao longo da história este é um confronto equilibrado, como retratam os números. Este será o confronto número 43 pelo Campeonato Brasileiro, com 14 vitórias para cada lado e 12 empates. Mas, no momento, cada rival está de um lado da tabela e, portanto, brigando por objetivos diferentes.

    O Athletico-PR é o quarto colocado na tabela, com nove pontos. Vem de uma vitória, fora de casa, sobre o Internacional por 2 a 0, a segunda seguida no campeonato. Antes tinha vencido o Flamengo por 2 a 1, dentro de casa.

    Coritiba faz um péssimo início de campeonato e ainda não venceu, com dois empates e três derrotas. Com dois pontos, é o penúltimo colocado, com um ponto a mais do que o América-MG. Na última rodada empatou com o Vasco por 1 a 1, mesmo atuando em casa, no Estádio Couto Pereira. Antes perdeu para o Bahia, empatou com São Paulo e foi derrotado por Fortaleza e Flamengo.

    Com apenas cinco rodadas, o time já demitiu o técnico Antônio Oliveira e tem agora no comando Antônio Carlos Zago. Para piorar, o time atingiu sua pior sequência sem vitória de toda sua história. O Coritiba completou 11 partidas sem vencer, com seis derrotas e cinco empates.

    Na sexta-feira, a direção do Athletico anunciou que o lateral-esquerdo Pedrinho e o volante Bryan García foram desligados em decorrência da Operação Penalidade Máxima. Ambos já tinham sido afastados na véspera da partida contra o Internacional, pela quinta rodada. Agora estão desligados do elenco.

    Além deles, o técnico Paulo Turra não terá o atacante Rômulo, que sentiu uma lesão muscular na coxa e ficará afastado por 10 dias. Por outro lado, o volante Fernandinho e o meia-atacante David Terans, poupados contra o Internacional, devem ser titulares no clássico. “A situação do Coritiba não muda como pensamos o jogo. Clássico é clássico, respeitamos eles e sabemos que será uma partida complicada”, disse Paulo Turra.

    O atacante Alef Manga e o volante Jesús Trindade, do Coritiba, foram notificados na sexta-feira pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) para depor. Eles já tinham sido afastados pela direção após serem citados em planilhas e conversas de apostadores nas investigações do esquema de apostas.

    Na linha de três zagueiros, Henrique e Chancellor, ainda brigam por uma vaga ao lado de Bruno Viana e Victor Luis. Apesar de ainda não ter vencido, o técnico Antonio Carlos Zago acredita que o time vem melhorando. “Fizemos contra o Vasco um jogo melhor do que contra o São Paulo e Bahia. Criamos oportunidades a mais. Então, já é um bom caminho. Vamos enfrentar um grande adversário, mas precisamos começar a somar pontos com vitórias”, afirmou Zago.

    Últimas