• Athletico-PR disputa clássico com Coritiba de olho na final da Copa Libertadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2022 07:00
    Por Estadão

    Com objetivos distintos no Campeonato Brasileiro, Athletico e Coritiba se enfrentam neste domingo, às 19h, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada. Enquanto o time rubro-negro quer seguir nas primeiras posições, o alviverde tenta se afastar da zona de rebaixamento. Este será o cenário inicial do tradicional “Atletiba”, maior clássico paranaense.

    Os rivais já se enfrentaram 353 vezes, com 136 vitórias do Coxa e 112 do Furacão, com 103 empates. Nas semifinais do Estadual, o Coritiba também levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e depois empatando por 1 a 1. No primeiro turno do Brasileirão, pela 13ª rodada, no estádio Couto Pereira, o Athletico ganhou por 1 a 0 e de forma cruel: com um gol aos 55 minutos do segundo tempo, de pênalti, cobrado por Khellven.

    O Athletico defende ainda um tabu de 22 anos sem perder para o Coritiba no Brasileirão. Em 13 jogos, foram oito vitórias e três empates.

    Desde quando chegou à final da Copa Libertadores, o Athletico vem oscilando. O time rubro-negro tem 48 pontos e ainda não se firmou dentro da zona do torneio continental para o próximo ano. O clássico, inclusive, pode servir de impulso nesta reta final. Na última rodada, perdeu para o Corinthians por 2 a 1, em São Paulo.

    Já o Coritiba vem de vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, criando assim uma gordura em relação à zona de rebaixamento. O time alviverde tem 34 pontos e não volta ao descenso nem em caso de derrota.

    Luiz Felipe Scolari, o Felipão, indicou que irá colocar em campo força máxima. Com isso, é bem capaz que o lateral Khellven, o zagueiro Thiago Heleno, o volante Fernandinho, o meia Alex Santana e o atacante Pablo retornem ao time titular. Isso em relação ao time que perdeu para na Neo Química Arena.

    As baixas do treinador são os jogadores que estão no departamento médico e só retornam na próxima temporada: os atacantes Julimar, Marcelo Cirino e Reinaldo. “Temos um objetivo dentro da competição, não tem nada ganho. Sabemos muito bem a importância de um clássico. Vamos disputar uma final de um torneio muito importante, mas precisamos estar focados também em outras situações”, completou Felipão. A decisão, em jogo único, da Libertadores será diante do Flamengo no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

    Do lado do Coritiba, Guto Ferreira não terá Wesley, expulso contra o Red Bull Bragantino. Além do volante, o experiente Robinho também está fora. Ele foi diagnosticado com uma lesão na coxa direita e foi vetado pelos médicos.Willian Farias e Andrey estão lesionados.

    Guto Ferreira indicou duas dúvidas. Boschilia e Bernardo brigam por uma vaga no meio de campo. Já no ataque, a disputa é entre José Hugo e Adrián Martínez. O curioso é que o atacante Léo Gamalho, artilheiro do time na temporada, segue fora por opção técnica. “Vir de uma vitória é bom, mas não temos que nos empolgar. Já aconteceu isso outras vezes, a gente ganhava em casa e perdia fora. Temos que estar focado dentro do nosso objetivo, sem empolgação. Não é assim que vamos chegar lá e ganhar deles. Não vai ser um jogo fácil. É trabalhar e ter humildade”, destacou Bruno Gomes.

    Últimas