• Atendimentos em UPAs e taxa de positividade aumentam no estado, aponta Boletim Panorama

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/06/2022 14:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nessa sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou a 5ª edição do Panorama Covid-19. Segundo o boletim, o estado do Rio apresenta crescimento nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na taxa de positividade. No entanto, as solicitações de leitos continuam em patamares baixos. A análise considera os dados registrados na semana de 6 a 12 de junho.

    “O cenário epidemiológico da Covid-19 no estado segue apresentando tendência de aumento. Por isso, reforçamos o alerta para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose) e aquelas que já estão em tempo de tomar as doses de reforço que procurem um posto de saúde o quanto antes para receber a imunização. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela Covid-19”, alerta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

    Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas UPAs aumentaram 16% em relação à semana anterior. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a média diária de atendimentos foi de 489, sendo 256 pediátricos. Já entre os dias 6 e 12 de junho, a média diária foi de 568 atendimentos, sendo 261 pediátricos.

    A taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 11.500 testes por dia, sendo a positividade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 900 exames por dia, com positividade de 28%. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 28% e a dos exames de RT-PCR, em 23%.

    As solicitações de leito Covid-19 apresentaram pequeno aumento em relação à semana anterior, com uma média diária de 13 para UTI e 14 de enfermaria. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, foram 13 solicitações para UTI e 12 de enfermaria.

    O mesmo padrão pode ser observado no número de pessoas aguardando um leito. A média diária é de 22 para UTI e 22 para enfermaria.

    A SES informou, também, que acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 40 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann. A ação pode ser ampliada, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

    A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

    Últimas