• Atendimento Móvel de Urgência completa dois anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/04/2016 16:00

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou dois anos de funcionamento em Petrópolis, na última quinta-feira. Neste período, 22.870 atendimentos foram realizados, entre partos, atendimentos domiciliares, acidentes de trânsito e outros, sendo quase 15 mil em Petrópolis. O Samu Petrópolis é regional e por isso conta com a Central de Regulação do Samu-Serrana que atende também os municípios de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo, Guapimirim, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu, além de contar com base descentralizada no distrito da Posse. 

    "O Samu foi uma conquista do povo petropolitano e temos orgulho de festejar esses dois anos de funcionamento. Mesmo sem o apoio dos governos federal e estadual, mantivemos, com muito esforço e responsabilidade, o serviço funcionando sem interrupções, atendendo o povo petropolitano", lembrou o prefeito Rubens Bomtempo, fazendo referência aos 18 meses em que a Prefeitura arcou sozinha com todo o custeio do Samu, uma vez que o Ministério da Saúde, mesmo autorizando o funcionamento em abril de 2014, só publicou a portaria de habilitação do serviço em novembro de 2015. "Foram 18 meses sem um único centavo do governo federal", lembrou o prefeito. Com a habilitação, o Ministério da Saúde passou a enviar, mensalmente, R$ 89,6 mil para custear a Central de Regulação do Samu-Serrana.

    Para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, a publicação da habilitação foi uma conquista após meses de luta. "Na época, oficiamos diversas vezes o governo federal e comunicamos o Ministério Público Federal sobre as nossas dificuldades em manter o serviço sem o aporte do Ministério da Saúde. Enfim, a portaria foi publicada e, hoje, podemos comemorar a manutenção do Samu. Mesmo sem recursos da União, conseguimos arcar com os custos e mantê-lo em funcionamento", ressaltou.

    O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192". O Samu realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

    Últimas