• Atendimento médico 24 horas para covid-19 acontece apenas no ponto de apoio na UPA de Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2021 11:55
    Por Janaina do Carmo

    Apenas o ponto de apoio instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascatinha está realizando atendimento médico 24 horas por dia para pacientes com sintomas da covid-19. A tenda foi instalada no pátio da unidade, que também foi transformada em UPA Vermelha, exclusiva para internação de pessoas com coronavírus. As mudanças nas unidades de urgência e emergência foram anunciadas na quinta-feira (14) pela Prefeitura de Petrópolis.

    Com a reestruturação promovida pela Prefeitura, a tenda covid instalada na UPA do Centro foi desativada e agora funciona ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). O atendimento com equipe médica funciona das 8h às 20h. Nos demais horários, o atendimento é feito por equipes de enfermagem, de acordo com a Prefeitura.

    Tenda montada no pátio do HMNSE / Foto: Divulgação/PMP

    A tenda montada na UPA de Itaipava também permanece em funcionamento, com horário restrito de atendimento médico entre 8h e 20h, e com atendimento da equipe de enfermagem durante todo o dia. Segundo a Prefeitura, esses dois pontos de apoio para atendimento à covid-19 – na UPA de Itaipava e no HMNSE – são destinados a pacientes com sintomas leves da doença.

    A Prefeitura informou ainda que o atendimento 24 horas na tenda da UPA de Cascatinha é para pacientes com sintomas moderados a graves, com febre persistente por mais de três dias, falta de ar e/ou dificuldade para respirar. No ponto de apoio além de médicos, há enfermeiros que realizam os testes para detecção do novo coronavírus.

    As mudanças anunciadas pela Prefeitura também incluem os atendimentos para pacientes não-covid. Para essas pessoas, os atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia acontecem nas UPA’s do Centro e Itaipava e no Pronto Socorro do Alto da Serra.

    Últimas