Atenção ao turismo
Todos que aqui acompanham meus artigos semanais, sabem que minha preocupação maior sempre foi a de como melhorar este Município e a qualidade de vida da população. Ao longo dos anos venho apresentando várias ideias e sugestões e até vi algumas sendo colocadas em prática (sem que se desse o devido crédito, mas isto não tem a menor importância, pois não alimento meu ego de vaidades vãs). Então, resolvi esta semana falar sobre um segmento do qual sou um ferrenho defensor e que estudo para um dia, quem sabe, ver nele aplicadas também algumas soluções: o turismo.
Fazendo uma rápida digressão, digo que o turismo é a quarta indústria em geração de empregos e rendas no mundo e dou um exemplo que nos leva a pensar: Portugal recebe 18 milhões de turistas ano e tem uma população de 10 milhões de pessoas; o Brasil recebe 6 milhões de turistas e tem uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Notem o quanto estamos atrasados em nossa política de fomento ao turismo.
Petrópolis tem uma indústria turística pronta e acabada, que necessita de alguns ajustes e melhorias, mas infelizmente nunca tivemos um prefeito que desse a devida atenção a esta área. Temos uma cidade descuidada, suja, mal sinalizada, uma indústria de multas aos turistas, com uma imensa carência de informações (nenhuma panfleteria, um mapa da cidade com os pontos turísticos para ser fornecido aos turistas existe). Afirmo, por convicção absoluta, que a única saída para uma melhoria imediata da cidade é atenção e investimento no turismo. Turismo não é gasto é investimento: é uma indústria limpa que no seu esteio, lhe seguem uma cadeia infindável de oportunidades.
Posso dar exemplos de como estamos desatentos às oportunidades de financiamentos nesta área: existe uma emenda aprovada na Comissão de Turismo da Câmara Federal que pode ser dividida em 3 partes, a saber: 600 milhões de reais para investimentos de infraestrutura no turismo; destes, 60% destinados aos municípios que apresentarem projetos para se habilitar, poderiam ser usados para colocar wi-fi em toda a cidade, para se criar um programa aos smartphones, um aplicativo de informações turísticas e históricas, para a revitalização de locais turísticos, substituição das vitórias, dentre outros. A segunda parte, um valor de 300 milhões de reais, cujo percentual aos municípios é o mesmo (60%) para treinamento e capacitação de pessoas na área do turismo e por derradeiro, 200 milhões, observados os mesmos percentuais, para veiculação publicitária do turismo (poderíamos ter publicidade institucional do município nas TVs abertas no Rio, São Paulo e Minas, que são os destinos que mais nos aportam turistas). É um total de 660 milhões à disposição dos municípios que se habilitarem a usufruir desta verba.
Quando falo em gestão profissional, sempre coloquei que necessitamos de uma gestão profissional também no turismo. Não se pode mais admitir que Petrópolis desperdice seu potencial maior e sua válvula de escape de curto prazo, para uma retomada contra sua estagnação presente. Aguardo ansioso por uma resposta positiva de um reencontro social da gestão municipal com a sociedade e seus anseios; precisa-se urgentemente, mudar-se este quadro atual de coisas em nosso município e acredito sinceramente que o primeiro passo para esta grande mudança é o turismo.