• Associação promove curso de capacitação para voluntários brigadistas no Brejal neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/08/2022 15:54
    Por Helen Salgado

    A AMiB (Associação da Microbacia do Brejal) promove neste sábado (13), na Pousada Melo, no Brejal, um curso gratuito para capacitação de uma brigada de incêndio para a região. O curso terá a duração de um dia e capacitará voluntários, orientando sobre técnicas e melhores ferramentas para combate ao incêndio.

    A brigada é idealizada pela AMiB, com apoio da Associação de Produtores Rurais e Associação dos Moradores do Brejal. Todo processo de formação da brigada está sendo orientado pelo grupo Refloresta, que atua na Região Serrana, com a contribuição da Defesa Civil do município. A AMiB foi eleita para fazer parte da COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), órgão responsável pela elaboração, coordenação e fiscalização da política ambiental do Município, composto pelo Poder Público e pela Sociedade Civil.

    Fernando Cassinelli é associado e responsável pela comunicação do projeto e explica que a região sofre com incêndios na época da seca e há dificuldade no deslocamento dos bombeiros até a região, que é o maior produtor de orgânicos do Estado. “Além de centenas de produtores convencionais. No Brejal temos 82 km de estradas internas. Daí a dificuldade de acesso e a importância de uma brigada de incêndio própria”, conclui.

    O curso da brigada é direcionado aos moradores do Brejal. Os voluntários que desejam participar podem entrar em contato com o Fernando através do telefone (21) 99126-5112.

    João Pedro Dias é responsável pelo curso e biólogo do grupo Refloresta e conta que nos últimos anos os eventos de incêndios florestais têm ocorrido com mais frequência, não só em Petrópolis, mas em todo o planeta. “Diante deste cenário, surgiu a necessidade do engajamento da sociedade civil com intuito de criar brigadas voluntárias comunitárias por todo o país, exemplo, a rede nacional de brigadas voluntárias”, explica.

    Em 2021, o Grupo Refloresta participou da criação da primeira brigada voluntária de Petrópolis, a Brigada da Associação de Moradores do Vale das Videiras. Recentemente o grupo foi convidado a elaborar um estudo técnico, identificando por meio de geoprocessamento da região um mapeamento do risco de incêndio florestal.

    Além do estudo, será realizada a capacitação em prevenção contra incêndios para moradores que, muitas vezes, se deparam com incêndio sem ter o mínimo de conhecimento para lidar com esses eventos. A capacitação além de instruir as comunidades sobre como agir nesses casos, visa também a conscientização da população para as questões ambientais.

    Associação da Microbacia do Brejal

    A Associação da Microbacia do Brejal (AMiB) é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter ambiental, sócio-econômico, cultural e educacional, localizada na região do Brejal, no distrito de Posse, no município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Foi fundada em 2007.

    A missão da AMiB é fomentar o desenvolvimento sustentável da Microbacia do Brejal, através de pesquisas, projetos e programas, com ênfase no desenvolvimento cultural, sócio-econômico, tecnológico e na melhoria da qualidade de vida na região.

    Formada por moradores do Brejal, a AMiB tem hoje em torno de 60 membros associados, que pagam anuidade, os valores são revertidos em algumas ações relacionadas ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, Economia Colaborativa, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Logística.

    A Associação busca recursos para projetos da comunidade do Brejal. Já foram realizados projetos por meio da verba da associação, como sinalização das estradas, organização de internet, fibra óptica, construção de lixeiras de lixo comum e recicláveis. Agora o grupo está formando uma brigada de incêndio própria. A Associação, inclusive, está comprando materiais para utilização pelos voluntários, como abafadores e EPIs.

    Últimas